quinta-feira, 31 de maio de 2012

Christopher Lee - 90 anos


Daniel Fróes

O ator britânico Christopher Lee completou no último dia 27 nada mais nada menos que 90 anos de idade. Segue aqui uma nano retrospectiva da carreira do ator.

Primeiro, o rapaz mantêm o recorde do Guiness de mais aparições em créditos de filme na história. Não é pouca coisa. Na sua lista de filmes do IMDB (Internet Movie Database - imdb.com) constam 276 filmes, sendo que alguns estão EM ANDAMENTO (ele vai ser Saruman em O Hobbit).

Pra aumentar seu nível de awesomeness, ele é cantor, e no dia do seu aniversário lançou uma música de Heavy Metal intitulada Let legend mark me as the King (ele lançou um disco de Heavy Metal em homenagem a Carlos Magno, By the Sword and the Cross, em 2010).

Sua primeira atuação no cinema foi em 1947, e ficou famoso por trabalhar em filmes de terror, como no papel de monstro no filme The curse of Frankenstein (1957), no papel de Drácula no filme Horror of Dracula (1958), no papel de múmia em The Mummy (1959).

Já interpretou Sherlok Holmes, Mefistófeles e Lúcifer (o diabo), piratas, vampiros, condes, reis, vilões orientais, Dr. Jekyll, inimigo de James Bond (O Homem com a Pistola de Ouro), Rasputin, e até mesmo Morte, do universo de Discworld (num curta-metragem). Ele trabalhou em filmes de horror e terror, em comédias, em épicos, filmes de aventura, de ação, de espionagem.

Seus trabalhos mais aclamados recentemente foram nas trilogias Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas (a nova trilogia). No primeiro, ele interpretou Saruman, o branco. No segundo, o famigerado conde com nome dúbio. Trabalhou em cinco filmes de Tim Burton, incluindo o novo Dark Shadows, e voltará a interpretar Saruman, como dito acima, em O Hobbit.

Ele também é bastante procurado para ser ator de voz de diversos personagens (de filme e video game), tendo cantado em duas trilhas sonoras distintas (The Wicker Man e The Return of Captain Invincible).

O rapaz também é Cavaleiro da Rainha da Inglaterra, tendo recebido a Ordem do Império Britânico em 2001.

Vale dar uma olhada na página dele da Wikipedia.

E não, ele não é parente de Stan Lee. Ou Rita Lee. Ou Bruce Lee.

Parabéns, Sir!










Um comentário: