segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Mercenários


Os Mercenários (The Expendables, EUA, 2010). Direção de Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, David Zayas, Giselle Itié, Charisma Carpenter, Gary Daniels, Terry Crews, Mickey Rourke, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger.


Renato

A velhice tornou Stallone mais esperto. Os Mercenários poderia ser um puro espetáculo à base de testosterona, mas ele teve o senso de ridículo necessário para parodiar o gênero e a si mesmo. No processo, consegue despertar certa simpatia. Pena que o longa tenha problemas tão desnecessários.

O grande chamariz da produção, o elenco estrelado, é subaproveitado. Por vezes é um problema no roteiro, que não dá espaço, mas a direção e edição também comprometem. O mais prejudicado é Jet Li, conhecido pela performance acrobática ao lutar. Na cena mais relevante a contar com ele, os cortes são tão rápidos e os enquadramentos tão confusos que mal dá pra acompanhar o que se passa. Uma pena.

Já o vilão segue a receita do "antagonista da vez".
Nos anos 80, as escolhas se revezavam especialmente entre os alemães (Duro de Matar), vietnamitas (Braddock) e russos (Rambo 3 - O Resgate). Nos 90, com o conflito do Oriente Médio, os muçulmanos árabes ganharam a preferência das bazucas e metralhadoras do Tio Sam (True Lies). Agora, em tempos de Hugo Chávez, os ditadores da América Latina são a bola da vez. Um deles fará frente ao grupo paramilitar que tem Stallone como líder. A equipe aceita fazer um serviço em um país dominado com mão de ferro, mas as coisas dão errado e acabam fugindo. Em uma crise de consciência, o líder do grupo resolve retornar ao país para resgatar a garota que serviu de contato.

Stallone já planeja continuações. Tomara que no próximo, ele faça, pelo menos, um final menos excessivo. Tudo bem que haja tiroteios e explosões, mas o leitor que for conferir Os Mercenários deve se preparar para sentir os tímpanos reclamarem.

Nota: 5,0 (de dez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário