sábado, 26 de fevereiro de 2011

127 Horas


127 Horas (127 Hours, EUA/Inglaterra, 2010). Direção de Danny Boyle. Com James Franco, Kate Mara, Amber Tamblyn, Treat Williams.


Renato Cordeiro

Se antes poderia ser um tanto difícil prever a existência de um longa-metragem como 127 Horas, hoje não faltam exemplos de obras que, em boa medida, se ancoram no trabalho de um único ator. Náufrago, com Tom Hanks, é exemplo recorrente e também vale citar Enterrado Vivo, com Ryan Reynolds. Mas o nono filme do cineasta Danny Boyle é, talvez, aquele que melhor explora o potencial fílmico de um drama solitário tão angustiante.

A trama adapta a história real de Aron Ralston, jovem que explora um canyon nos Estados Unidos quando uma rocha desliza e o prende pelo braço. Sozinho durante cinco dias, o rapaz busca uma forma de escapar enquanto vê se esgotar o escasso estoque de comida e água. O filme co-escrito por Boyle traduz uma série de anseios e devaneios do protagonista, com resultados, na maioria das vezes, bem interessantes. Um exemplo é o momento em que Ralston se lembra de algo de grande valia que deixou no carro. Outro ponto alto acontece quando ele tira sarro de si mesmo diante da própria câmera, cena valorizada pela bela atuação de James Franco.

Entre todas as comparações possíveis, é difícil não lembrar de Na Natureza Selvagem, de Sean Penn. Spoilers à parte, Christopher McCandless e Aron Ralston têm em comum a afeição pelas paisagens intocadas pelo homem, além d
as agruras de uma aventura solitária. A propósito, seu celular está carregado?


Nota: 8,0 (de dez)





Nenhum comentário:

Postar um comentário