segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Vencedor


O Vencedor (The Fighter, EUA, 2010) Direção de David O. Russell. Com Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Jack McGee.


Renato Cordeiro

O pôster de O Vencedor adianta algo que o espectador fica sabendo logo nos primeiros minutos do filme. O protagonista, o boxeador Mick Ward, está à sombra do irmão, Dick Ecklund. Ward é um peso-leve que tenta ascender no esporte e deixar de ser o saco de pancadas que ajuda outros pugilistas a pontuar. Pesa contra ele o desleixo do meio-irmão, Ecklund, que no passado teve dias de glória, mas se tornou um treinador relapso e viciado em crack. Para completar, a própria mãe de Ward o deixa de escanteio para favorecer os planos do filho mais velho, que sonha com uma volta triunfal aos ringues. É quando uma jovem faz Mick dar um novo rumo à vida, o que o deixa dividido entre a carreira e a família.

A trama é baseada em uma história real, o que faz O Vencedor entrar em uma lista de outros tantos filmes sobre boxeadores, como Marcado pela Sarjeta (com Paul Newman vivendo Rocky Graziano) e Ali (no qual Will Smith interpreta Cassius Clay). Hollywood sempre teve um fraco por longas que retratam este universo. Invariavelmente, trata-se de uma narrativa de superação e sacrifício, da qual O Vencedor só escapa por que foca o aspecto pessoal do protagonista.

A performance de Chistian Bale só contribui para o enfoque humano da produção. Injusto considerá-lo coadjuvante. Ele faz de Ecklund um sujeito arrogante e desequilibrado, mas mantém um certo carisma que impede que o espectador queira trucidá-lo. No fim das contas, é um perdedor desinformado, dono de uma silenciosa amargura, mas amoroso. Quando flagrado fazendo algo indevido, se comporta quase como uma criança, incapaz de assumir a responsabilidade sobre os próprios atos. Wahlberg, por sua vez, encarna com nescessária discrição um Mick Ward tímido e sem auto-confiança. Como interpretações mais contidas não ganham holofotes, passa despercebido o bom trabalho do ator.

Nota:
7,0 (de dez)





Nenhum comentário:

Postar um comentário