domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cisne Negro


Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010) Direção de Darren Aronofsky. Com Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied, Ksenia Solo.


Renato Cordeiro

Nina é uma jovem bailarina que tenta se firmar no disputado papel principal de uma nova montagem de O Lago dos Cisnes, tendo de lidar com o rígido diretor e a concorrência de uma talentosa rival. À primeira vista, poderia ser estranho imaginar Darren Aronofsky envolvido em um longa-metragem sobre balé, mas Cisne Negro é mais do que isso. O diretor de Pi e Réquiem Para Um Sonho trata a expressão artística como pano de fundo para lidar, mais uma vez, com o tema da obssessão.

A dificuldade da jovem está em cumprir, a um só tempo, com as exigências para os papéis de Cisne Branco e Cisne Negro. O comandante do espetáculo, Thomas LeRoy, aponta que a primeira já está sob domínio da bailarina, mas a segunda exige uma transgressão que não faz parte de Nina. Para complicar ainda mais a situação, a garota começa a ter visões perturbadoras.

Obras como De Corpo e Alma, de Robert Altman, já evidenciavam o universo de dor e sacrifício que se instaura na vida de quem se dedica ao balé, mas Cisne Negro chega às raias da escatologia para demonstrar a perdição da protagonista, com sequências dignas de um filme de David Cronnenberg. É, em boa medida, um drama de horror voltado à dimensão psicótica da personagem, vivida com absoluta firmeza por Natalie Portman.

Não é o melhor trabalho de Aronofsky, mas é belo e consegue criar expectativa pelo desfecho da história, um tanto previsível.

Nota: 7,0 (de dez)





Nenhum comentário:

Postar um comentário