domingo, 20 de março de 2011

Investigação Sobre Um Cidadão Acima De Qualquer Suspeita


Investigação Sobre Um Cidadão Acima De Qualquer Suspeita (Indagine Su Un Cittadino Al Di Sopra Di Ogni Sospetto, Itália, 1970). Direção de Elio Petri. Com Gian Maria Volonté, Florinda Bolkan, Gianni Santuccio, Orazio Orlando, Sergio Tramonti.



Renato Cordeiro

O cinema de apelo popular tende a buscar identificação entre o público e o protagonista da trama. Ou, no mínimo, tenta não causar uma relação de repulsa. Pode ser que a narrativa trate até de um anti-herói, que faz sucesso pela capacidade de conexão com o lado mau de cada um. Mas quem conferir Investigação Sobre um Cidadão Acima De Qualquer Suspeita terá um convite de outra natureza. Espera-se, pelo menos, que o personagem amoral e desequilibrado vivido por Gian Maria Volonté não tenha muito em comum com o cinéfilo. Mas, ainda assim, pode deixá-lo de alma lavada.

O personagem central é o chefe de um departamento de homicídios que mata a companheira para iniciar um jogo com os próprios colegas, deixando várias evidências na cena do crime que apontam diretamente contra ele. Por ocupar um cargo de prestígio, os investigadores sequer cogitam a possibilidade de que o chefe seja o assassino e resvalam em sucessivas hipóteses equivocadas.

O longa é uma das pérolas do chamado cinema político italiano dos anos 70. Volonté, como o homicida, está perfeito. Usa e abusa do rosto altamente expressivo para desenvolver a caricatura de um homem poderoso em constante frustração. A sátira, em diversos momentos, se torna surreal ao fazer do assassino uma espécie de herói, esforçando-se para ser condenado por uma polícia burocrática, facista e estúpida. É para ficar na memória.

Nota: 8,0 (de dez)





Nenhum comentário:

Postar um comentário