quarta-feira, 22 de junho de 2011

X-Men: Primeira Classe


X-Men: Primeira Classe
(X-Men - First Class, EUA, 2011). Direção de Matthew Vaughn. Com James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Jennifer Lawrence, January Jones, Rose Byrne, Nicholas Hoult, Caleb Landry Jones, Lucas Till, Jason Flemyng, James Remar, Matt Craven, Oliver Platt, Michael Ironside,
Hugh Jackman.


Renato Cordeiro

Quando Bryan Singer abandonou a direção de
X-Men - O Confronto Final para fazer Superman Returns, Matthew Vaughn foi o primeiro nome cotado para assumir o trabalho. Por causa do prazo apertado, desistiu do projeto e a tarefa passou para Brett Ratner, da trilogia A Hora do Rush. Anos mais tarde, Vaughn recebeu uma nova oportunidade de comandar um longametragem dos mutantes superpoderosos, desta vez um prequel, filme com trama que se passa antes da franquia anterior, exatamente como ocorreu com a saga Star Wars a partir de A Ameaça Fantasma. Felizmente, X-Men - Primeira Classe tem resultado incomparavelmente superior em relação ao obtido por George Lucas.

A história trata dos primórdios da amizade entre dois poderosos mutantes que se unem para combater uma ameaça para a humanidade. O gênio da genética Charles Xavier, telepata, acredita que a tolerância entre os diferentes pode levar à convivência entre humanos e mutantes, enquanto o sobrevivente do Holocausto Erik Lehnsherr, capaz de controlar campos magnéticos, tem argumentos em contrário cravados na própria pele. A sequência de abertura, inclusive, reaproveita a cena que dá início ao filme de 2000, passando-se em um campo de concentração. Lehnsherr é apresentado como um homem inteligente e sedutor, mas também transtornado pelos horrores da guerra e decidido a conseguir vingança contra aqueles que promoveram sua tragédia pessoal. O ator alemão Michael Fassbender dá vida ao personagem que tem contas a ajustar com nazistas e, em dado momento do filme, chega a protagonizar uma cena que lembra, em muito, um dos seus trabalhos anteriores, o excepcional Bastardos Inglórios.

Apesar da angústia do personagem de Fassbender, Primeira Classe
é uma obra assumidamente mais solar. A fria paleta de cores que se percebia desde X-Men - O Filme dá lugar a tons mais quentes, que realçam a leveza e bom-humor do trabalho de Matthew Vaughn, o mesmo responsável pelo simpático Stardust. Até o tema da aceitação da diferença é apresentado de forma mais leve, ainda que jamais banalizado. E se o futuro terrorista a ser conhecido como Magneto é o pólo sombrio do filme, seu aliado, Charles Xavier, interpretado pelo escocês James McCavoy, responde por algumas das cenas mais descontraídas do longametragem. Decidido a frustrar os planos do vilão Sebastian Shaw, Xavier recruta jovens superpoderosos que se tornarão a tal primeira classe - no caso, alunos de uma escola onde mutantes aprendem a lidar com as próprias habilidades.

A obra é repleta de referências da trilogia dirigida por Brett Ratner e Bryan Singer, agora na cadeira de produtor. Para o fã dos personagens, o espetáculo é garantido. Mas em termos absolutos, tem-se um filme apenas correto, sem qualquer cena que valha ser considerada memorável, mas que certamente diverte o suficiente para se esperar por novos filmes que continuem a mostrar o passado dos X-Men.

Nota: 6,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário