quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hawking Tem Razão - As Invasões Alienígenas no Cinema



Renato Cordeiro


O renomado cientista Stephen Hawking causou polêmica ao se posicionar contra um antigo sonho da humanidade: o de fazer os chamados contatos imediatos com extraterrestres. O cosmólogo afirmou que as chances são muito boas (ou ruins, de certo modo) de que eles queiram se apropriar de nossos recursos e que sejam até bem hostis. E já que a arte imita a vida, mesmo aquela fora da Terra, aqui vai uma lista de filmes que reforçam a posição de Hawking.






A Experiência (Species, EUA, 1995) - No longa-metragem, os aliens respondem à famosa Mensagem de Arecibo e fornecem dados que permitem a combinação do DNA humano e alienígena. Algum imbecil decide que esta é uma ótima idéia.
Lição: A história do filme, basicamente, trata se uma loira maravilhosa que sai à caça de um reprodutor. Mas era bom demais pra ser verdade.

Vampiros de Almas (Invasion of Body Snatchers, EUA, 1956) - Esqueça o título: não tem Drácula nem mordedor de sangue que brilha feito purpurina ao sol. O problema aqui são os turistas espaciais, que encarnam cópias dos habitantes de uma cidadezinha.
Lição: Não perca tempo com o Complexo de Cassandra.

O Predador (Predator, EUA, 1987) - Enquanto alguns aliens vêm à Terra com fins colonizadores/exploratórios/totalitaristas, tem muito bicho por aí que vem à Terra para caçar e se amarra em crânios humanos.
Lição: Se você é escoteiro, beleza. Se não, arma a ratoeira de casa e vai rezando.




Marte Ataca! (Mars Attacks!, EUA, 1996) - O filme mostra o despreparo do planeta em receber os extra-terrestres. A começar pelo presidente dos Estados Unidos, um belo exemplar de erro da natureza.
Lição:
Um monte de gente burra foi recepcionar os ilustres visitantes que davam as caras na Terra pela primeira vez. Nem o pombo da paz sobreviveu pra contar a história.

Independence Day (EUA, 1996) - Como se não bastasse ter um monte de nave alienígena detonando várias cidades, ainda tivemos de engolir os Estados Unidos posando de salvadores da pátria, liderados por um presidente metido a Flash Gordon.
Lição: Em caso de invasão alienígena, nada de sair de carro em ruas engarrafadas. Tomara que a invasão não seja na hora do rush...



Eles Vivem (They Live, EUA, 1988) -Desta vez, os aliens já estão na Terra, em situação extremamente confortável, diga-se de passagem. Eles conseguem subjugar a consciência da raça humana com uma eficaz transmissão subliminar que só perde o efeito para quem porta óculos especiais.
Lição: Se você não encontrou óculos especiais, filie-se ao partido comunista/socialista mais próximo.

Sinais (Signs, EUA, 2002) - Se você é um fazendeiro conservador e não quer ver integrantes do MST nem pintados de ouro, espere para se contorcer por dentro ao ver o estrago que os aliens fizeram na propriedade do Mel Gibson.
Lição: Em caso de invasão alienígena, providencie uma daquelas armas que espirram água.



MIB - Homens de Preto (Man In Black, EUA, 1997) - Foram-se os bons tempos em que os Estados Unidos se preocupavam apenas com imigrantes ilegais vindos do México.
Lição: Faça um plano de previdência privada.

Guerra dos Mundos (War of The Worlds, EUA, 2005) - Hawking trouxe à tona um assunto que o escritor H.G. Wells já havia tratado há muito tempo. O livro já virou programa de rádio com Orson Welles e vários filmes. Se formos subjugados, não será por falta de aviso.
Lição: Mantenha um bom amigo mecânico sempre perto de você.

Fogo No Céu (Fire In The Sky, EUA, 1003) - O filme retrata um suposto caso de abdução ocorrido nos EUA. Um sujeito é levado pelos aliens para experimentos, enquanto os amigos que estavam com ele, desacreditados, são acusados de homicídio.
Lição: Não seja uma celebridade. No Brasil, a frequência com que a categoria é levada por ET's é simplesmente alarmante.










Nenhum comentário:

Postar um comentário