domingo, 3 de outubro de 2010

O Passado Não Perdoa


O Passado Não Perdoa (The Unforgiven, EUA, 1960). Direção de John Huston. Com Burt Lancaster, Audrey Hepburn, Audie Murphy, John Saxon, Charles Bickford, Lillian Gish.


Renato Cordeiro

Vi poucos filmes com a musa Audrey Hepburn. Depois dos obrigatórios A Princesa e o Plebeu e Bonequinha de Luxo, soube que a namoradinha da sétima arte havia estrelado um faroeste, tipo de filme que é estadunidense por excelência. Vale a curiosidade, mas não muito mais do que isso.

O longa começa com a bela na pele de Rachel, uma jovem tão meiga que faria a Noviça Rebelde ter censura 18 anos. A moça cumprimenta os animais do rancho onde mora quando avista um homem com cara de poucos amigos, que sugere saber muito mais sobre a vida pregressa da donzela do que ela própria. O incidente faz com que a família de Rachel fique em alerta e passe a atrair a desconfiança da comunidade e a hostilidade dos índios.

Burt Lancaster é o destaque, com uma carranca que convém ao rosto do ator, no papel do irmão de Hepburn. Os dois se amam em segredo e levam boa parte do tempo se provocando de maneira quase infantil, embora com certa sutileza. O personagem concentra algumas das cenas mais inverossímeis do longa, a exemplo da maneira absurda como resolve verificar se um grupo de índios nas imediações oferece algum perigo.

Huston filma de forma um tanto burocrática, sem grandes atrativos e consegue até mesmo fazer do conflito final algo tedioso. A trama patina ainda por centrar o foco na família Zachary em vez de investir mais na interação tensa que se estabelece com a população da cidadezinha. Sem o elenco e o nome do cineasta, O Passado Não Perdoa seria um western B.

Nota: 5,0 (de dez)





Nenhum comentário:

Postar um comentário