terça-feira, 12 de abril de 2011

Almas à Venda


Almas à Venda (Cold Souls, EUA/França, 2009). Direção de Sophie Barthes. Com Paul Giamatti, Dina Korzun, Emily Watson, David Strathairn, Armand Schultz, Michael Tucker.


Renato Cordeiro

Quem assistir Almas à Venda pode ter a impressão de estar embarcando em uma viagem surreal típica de uma mente excêntrica como a do roteirista Charlie Kauffman. A comparação é inevitável. Assim como acontece em Quero Ser John Malkovich, a trama escrita pela cineasta Sophie Barthes, em seu primeiro longametragem, explora um acontecimento fantástico e fictício na vida de uma pessoa real. E do mesmo modo que acontece em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, o discurso é o do sofrimento como elemento próprio e inevitável da condição humana.

O ator Paul Giamatti, o mesmo de Sideways e Anti-Herói Americano, está às voltas com uma montagem teatral de Tio Vânia, de Tchekov. Os ensaios consomem o intérprete, que está em crise emocional a poucas semanas da estréia da peça. A solução encontrada é a firma Soul Storage, que promete o alívio do cliente que lá deposita a própria alma. O responsável pelo procedimento, vivido por
David Strathairn, explica que o processo é reversível, e que assim que quiser, o cliente receberá de volta aquilo que tanto lhe pesa. O problema acontece quando a alma de Giamatti acaba indo parar nas mãos de uma rede de tráfico especializada neste tipo de mercadoria.

O absurdo da trama mantém o espectador intrigado durante uma certa parte do filme. Desesperado com a incompetência da firma, o protagonista acaba aceitando alugar a alma de uma mulher até que o incidente seja resolvido, e descobre que o espírito sempre deixa um resíduo no hospedeiro. Enquanto isso, a pessoa que recebe a alma de Giamatti se diverte com a idéia de ter dentro de si a essência de um grande astro do cinema. São idéias que acabam despertando até mais interesse do que a jornada do ator para ter a alma de volta. As motivações não são bem exploradas e soam um pouco forçadas, como se o longa estivesse interessado em chegar à moral da história, de qualquer jeito.

Nota: 6,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário