terça-feira, 19 de abril de 2011

Morricone conducts Morricone

Renato Cordeiro

Nem John Williams, nem Danny Elfman, muito menos James Horner. O grande mestre vivo da música para o cinema, na opinião deste humilde blogueiro, é o italiano Ennio Morricone, autor das partituras de filmes de Pier Paolo Pasolini, Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino, entre outros. O maestro e compositor é uma das provas de que o Oscar não deve ser levado muito a sério. Foi indicado ao prêmio cinco vezes, mas levou apenas uma estatueta especial entregue em 2007 por Clint Eastwood, pelas contribuições ao cinema.


Uma boa oportunidade de conferir o trabalho do músico é o DVD Morricone conducts Morricone, gravado em Munique, em outubro de 2004. O concerto inclui os temas de Cinema Paradiso, Pecados de Guerra, A Missão, e claro, de alguns westerns consagrados de Sergio Leone. Uma ausência sentida por este cinéfilo é a apoteótica Man With the Harmonica, que marca o duelo entre Charles Bronson e Henry Fonda em Era Uma Vez No Oeste. Esta obra não seria tão prima sem a música do mestre italiano. Outra falta, que diz respeito a um clássico de Brian De Palma, é The Untouchables Theme, que embala a maravilhosa investida a cavalo de Elliot Ness e os Intocáveis contra um bando de criminosos.

Essas insatisfações não causam surpresa nem desmerecem o DVD.
Em décadas de serviços prestados à sétima arte, nada mais natural do que deixar de fora grandes obras em uma necessária seleção de repertório, frente às numerosas boas opções. Abaixo, um dos melhores momentos do programa que, como não poderia deixar de ser, diz respeito a um clássico de Leone.













Nenhum comentário:

Postar um comentário