quarta-feira, 27 de abril de 2011

Filmes Marvel Comics

Às portas do filme Thor, o BF preparou uma pequena lista sobre as adaptaçoes dos gibis da Marvel para as telonas. Deixamos de fora algumas tosqueiras mais difíceis de engolir, como os constrangedores filmes do Capitão América lançados até 1990 e o bobinho Geração X.





Blade - O Caçador de Vampiros

O trabalho estrelado por Wesley Snipes é considerado aquele que fez os estúdios redescobrirem o potencial dos filmes baseados em quadrinhos, depois que Joel Schumacher destruiu os longas do Batman. O personagem do segundo escalão da Marvel Comics rendeu duas continuações. Blade 2 foi dirigido pelo mesmo Guillermo Del Toro de O Labirinto do Fauno, enquanto o Blade Trinity... não, esqueça que este filme existe.




X-Men
A trilogia deu um tratamento sério à adaptação dos quadrinhos, destacando os mutantes como uma metáfora para as minorias não-aceitas na sociedade. Os dois primeiros longas foram comandados por Bryan Singer, então conhecido pelo aclamado policial Os Suspeitos. Perto do início de filmagens de X-Men - O Confronto Final, Singer abandonou o barco para fazer o fracassado Superman - O Retorno, enquanto Brett Rattner, certamente bem agradecido, o substituiu. E até se saiu bem.




Homem-Aranha

O mesmo Sam Raimi de Uma Noite Alucinante finalmente teve acesso a recursos milionários de um bom blockbuster e deu conta do recado com um longametragem carregado de ação, estrelado por Tobey Maguire. É bem verdade que a metade final é um tanto sombria demais, como se emulasse um trabalho de Tim Burton, mas isso não impediu o sucesso e a realização de duas continuações - a última, bem fraquinha.




Demolidor - O Homem Sem Medo
Apesar de algumas boas idéias e bom elenco, o longa foi um fracasso de crítica e rejeitado pelos fãs do herói cego. O Demolidor, interpretado por Ben Affleck, é caracterizado como um justiceiro afeito a matar os inimigos e detentor de capacidades acrobáticas que não tem paralelos com o que se vê nos gibis do personagem. As cenas de ação não ajudam, sendo a pior delas a que acontece ainda no início do filme.




Hulk
O renomado Ang Lee dividiu opiniões ao adaptar as histórias do Gigante Esmeralda. Apesar da edição bem sacada, com divisões de quadros que remetem a uma história em quadrinhos, o diretor é acusado de carregar no drama psicológico, além de criar os famigerados Cães Hulk. Mais tarde, um outro longa foi produzido, desta vez com Louis Leterrier na direção e Edward Norton susbstituindo Eric Bana no papel do cientista Bruce Banner. O Incrível Hulk foi bem nas bilheterias e contou com cenas rodadas no Rio de Janeiro.




Justiceiro

O anti-herói exterminador de criminosos já teve três filmes, nenhum deles bem-sucedido junto à crítica e público. O primeiro, com Dolph Lundgren, até não é tão ruim, apesar de produção modesta. O segundo longa teve Thomas Jane no papel do atormentado Frank Castle, e costura uma trama inspirada em diversas histórias diferentes que saíram nos quadrinhos, com resultado irregular. Por sua vez, Justiceiro - Zona de Guerra tem trama simplória, mas chama atenção pela fotografia caprichada.





Elektra
Considerado uma catástrofe comparável ao pavoroso Mulher-Gato, entre as piores adaptação de quadrinhos já realizadas. O filme é um spin off do que teria sido a franquia do Demolidor, tomando a personagem assassina que aparece no longametragem com Ben Affleck. Maior mico já pago pela atriz Jennifer Garner.




Quarteto Fantástico
Outra franquia que não vingou. O primeiro longa tem ao menos o mérito de afastar dos fãs a lembrança da adaptação tosca dirigida pelo rei dos filmes B, Roger Corman. O diretor Tim Story apostou em um clima de bom humor e leveza típico de Sessão da Tarde para mostrar a história dos astronautas que adquiriram poderes especiais em um acidente. A continuação deveria ter gerado uma série de filmes dedicados a outro personagem, o Surfista Prateado, mas isso acabou não ocorrendo.




Motoqueiro Fantasma

Finalmente o ator Nicolas Cage, fã confesso de quadrinhos, conseguiu obter um papel como protagonista de um longa inspirado em HQ. Pena que o resultado foi tão ruim. Nem as curvas perigosas de Eva Mendes salvam o longa do motociclista sobrenatural.




Homem de Ferro
Quando foi anunciado que Robert Downey Jr faria o boêmio e irreverente milionário Tony Stark, todos perceberam que a escolha do ator, cuja carreira foi marcada pelo abuso de drogas, era perfeita. Downey Jr. cumpriu as expectativas, dominando cada cena do filme com uma competência e carisma que o colocaram de volta ao time dos mais bem pagos de Hollywood.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário