segunda-feira, 11 de abril de 2011

U2 - A Banda, os Filmes


A ligação do U2 com o cinema já vem de longa data. Normalmente, a relação se dá com a banda cedendo canções para a trilha sonora de algum filme, mas por vezes se trata de uma colaboração mais significativa. O BF relacionou dez dos trabalhos mais dignos de nota, entre os que demonstram o envolvimento dos irlandeses com a sétima arte.



U2: Rattle and Hum (1988)
Era para ser apenas o documentário sobre a turnê que o U2 realizou nos Estados Unidos depois do cultuado álbum The Joshua Tree, mas o registro acabou levando os irlandeses a mergulhar de vez na música da Terra do Tio Sam. Uma das canções produzidas ao longo da jornada dirigida por Phil Joanou foi Angel of Harlem, indicada ao Grammy.







Tão Longe, Tão Perto (1993)

Um dos mais belos trabalhos do U2. A música Stay (Faraway, So Close) tem como subtítulo o nome da sequência que Win Wenders fez para sua obra-prima, Asas do Desejo. O clipe é dirigido pelo próprio cineasta, amigo do vocalista Bono Vox. No filme, a canção toca em uma cena envolvendo o anjo Cassiel e a mortal Marion.







Em Nome do Pai (1993)
Aqui não se trata da banda U2, mas sim de uma parceria entre Bono Vox e o amigo Gavin Friday. A canção In The Name of the Father leva o nome do filme que deu o primeiro Oscar ao ator Daniel Day-Lewis. Ele interpreta um delinquente preso injustamente, acusado de um atentado à bomba. Para piorar, o pai do sujeito vai parar na mesma prisão, acusado de envolvimento no crime.







Batman Eternamente (1995)
Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me foi escrita especialmente para o primeiro filme do Homem-Morcego a ser dirigido por Joel Schumacher. O filme empalidece frente aos trabalhos anteriores de Tim Burton, mas os irlandeses fazem a parte deles muito bem. De qualquer modo, a principal canção do longa talvez continue a ser Kiss From a Rose, de Seal.







Miss Sarajevo (1995)
A música foi lançada por integrantes do U2, junto a Brian Eno, sob o pseudônimo The Passengers. Com bela participação de Luciano Pavarotti, a canção é inspirada em um documentário homônimo sobre a Guerra da Bósnia, registrada in loco pelo diretor Bill Carter. O U2 colaborou com a produção da obra, que retrata o cotidiano das pessoas em meio ao conflito, com destaque para a coragem de mulheres que participaram de um concurso de beleza em meio ao caos. Uma das cenas mais contundentes mostra as candidatas segurando um cartaz com a frase: "Não Deixem Que Nos Matem".







Missão Impossível (1996)

A adaptação da famosa série de TV perdeu muito da dinâmica original. O foco não é na equipe de espiões, mas o personagem vivido por Tom Cruise. Mesmo assim, o filme é um ótimo trabalho de Brian De Palma, que orquestra cenas antológicas como a que ocorre em um trem-bala e a angustiante invasão da CIA. A música-tema do longa ficou a cargo da cozinha do U2. O baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen Jr. aproveitaram a trilha da série e criaram uma versão que foi sucesso nas rádios.







Cidade dos Anjos (1998)
O filme é uma prova de que os produtores de Hollywood sabem o que estão fazendo quando realizam remakes dispensáveis de obras estrangeiras. O longa, sucesso de público, mas nem tanto de crítica, é uma refilmagem do clássico moderno alemão Asas do Desejo. Em vez do teor existencial, a cópia estrelada por Nicolas Cage e Meg Ryan carrega no romantismo. O U2, que já havia participado da trilha sonora na sequência do original, entra com a música If God Send His Angels, cujo clipe lembra o da canção Stay.







Lara Croft - Tomb Raider (2001)

Reza a lenda que Bono Vox é louco pela personagem principal do game Tomb Raider, a curvilínea arqueóloga Lara Croft. Talvez isso explique por que o grupo entrou nessa canoa furada. O filme é daqueles que não vi e não gostei, mas o trailer de Elevation é divertido, apresentando o guitarrista The Edge como alívio cômico de uma aventura ao lado da bela Angelina Jolie.







Gangues de Nova York (2002)
O filme de Martin Scorsese apresenta a formação de Nova York por um ângulo até então inusitado: a briga de gangues com ares medievais, em disputa por território. O longa rendeu aos irlandeses a primeira indicação ao Oscar, por The Hands That Build America. Perderam para Eminem, que estrelava 8 Mile.







O Hotel de Um Milhão de Dólares (2002)
Mais uma parceria entre os irlandeses e o cineasta alemão Win Wenders, desta vez com participação expressiva na trilha sonora. O roteiro é co-escrito pelo próprio Bono Vox. Ele compôs a canção The Ground Beneath Her Feet em parceria com o polêmico escritor Salman Rushdie, que pode ser visto no clipe.












3 comentários:

  1. Entropy (1999) eu vi, ri, curti e não tai :)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o Bono chega até a aparecer. Como há uma quantidade enorme de filmes com trilhas do U2 e preferi fazer das músicas o fio de ligação entre as indicações, em especial, as que foram compostas especialmente para os filmes.

    Outras obras, como Entropy (Ou "Cabeça Para Baixo", no Brasil) tiveram canções cedidas pela banda - a grande maioria são músicas que já existiam antes dos filmes. Foi o caso de Prêt-À-Porter, Três Reis e Vanilla Sky, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. ERRATA: A música ''Stay'' do U2 não toca no filme ''Asas do desejo'', nem sequer está na trilha sonora deste. A canção foi lançada em 1994 no álbum Zooropa... e o filme de Win Wenders é de 1987.
    E ''Cidades dos Anjos'' é apenas inspirado em ''Asas do desejo'' (filme alemão infinitamente superior por sinal) e não um remake como muitos acreditam, inclusive o autor do blog. Quem já assistiu aos dois, sabe.

    ResponderExcluir