terça-feira, 5 de abril de 2011

Apenas o Fim


Apenas o Fim (Brasil, 2008) Direção de Matheus Souza. Com Gregório Duvivier, Érika Mader, Nathalia Dill, Álamo Facó, Julia Gorman, Marcelo Adnet, Anna Sophia Folch.


Renato Cordeiro

Enquanto a trama de Apenas o Fim se desenrolava, alguns versos de Eduardo e Mônica teimavam em tocar na mente. Assim como na canção de Renato Russo, a trama apresenta um típico loser apaixonado por uma garota inteligente e bonita que também gosta dele. É aquela velha fórmula garota-forte-curte-cara-fraco. A diferença é que eles não parecem destinados a viverem felizes para sempre. A jovem o aborda subitamente e avisa que está pra viajar, sendo que os dois terão apenas mais uma hora juntos. É a partir daí que a trama acompanha o diálogo da dupla de protagonistas, que entre uma amenidade e outra, discute a própria relação.

A situação lembra Antes do Amanhecer, estrelado por Ethan Hawke e Julie Delpy nos anos 90. Em vez de Paris, o palco é o Rio de Janeiro.
Há algo de irresistível nos romances minimalistas que põem o espectador em uma condição de voyeur, observando uma história que não é mais do que uma conversa entre dois personagens. No caso de Apenas o Fim, o destaque são as referências pop. Em 80 minutos, o público ouvirá considerações sobre assuntos como a comida do MacDonalds, jogos eletrônicos, a saga Star Wars, uma comparação entre Beatles e Backstreet Boys, a obra de Oscar Niemayer e os filmes de Godard - que, a propósito, também foram citados na música da Legião Urbana.

Como não poderia deixar de ser em uma produção do tipo, a dupla de protagonistas ajuda a manter o interesse do espectador. Em diversos momentos, será possível suspeitar que os dois atores estão improvisando as próprias falas, dada a naturalidade com a qual os diálogos fluem. O filme, rodado por universitários da PUC do Rio, pode não ser exatamente um marco, mas agrada como exercício de estilo e retrato de uma geração. Ou da parte mais nerd dela.

Nota: 6,0 (de dez)











Nenhum comentário:

Postar um comentário