sexta-feira, 6 de maio de 2011

Abaixo o Spoiler





Renato Cordeiro

Lembro de certa vez em que meu irmão assistia um filme romântico que foi um grande sucesso de público nos anos 90. Provavelmente foi o único cara que deixou pra ver aquela produção em home video. O final era, digamos, triste, mas até então ele não sabia. É quando alguém passa por perto, vê uma cena e diz, sem qualquer cerimônia: "tanta agonia e corre-corre só pra depois o mocinho morrer. Tsc." É claro que a revelação antecipada do desfecho da trama, o famigerado spoiler, acabou com o barato dele.

É bem verdade que um bom filme não se perde por causa do spoiler, mas que dá vontade de esganar o linguarudo, isso dá. Curiosamente, o cinéfilo que aqui escreve, crente de que esse desagradável fenômeno se dava apenas na vida social, certa vez viu algo do tipo acontecer em um número da revista Trip, também na década de 90. A resumida sinopse de um longametragem indicava algo vital a respeito do personagem interpretado por Bruce Willis. Felizmente eu já havia assistido a produção, mas imagino quantos leitores quiseram o fígado de quem escreveu aquilo.

Para evitar essas situações desagradáveis, a Universidade de Virginia, nos EUA, teve uma idéia que é possivelmente a mais importante depois da invenção da roda: um software capaz de detectar textos que dizem mais do que deveriam. Por enquanto, o anti-spoiler só funcionaria para material em inglês da internet. Informações da Superinteressante.

Se você ficou preocupado por não ter esta ferramenta, o BF dá uma mãozinha e traz abaixo uma lista de filmes com finais surpreendentes. Assim, se você topar com textos sobre os longas, pode evitá-los antes de ser alvo de um estragaprazeres. A relação consta no livro 10+ do Cinema, de Denerval Ferraro Jr. E não se preocupe, não contamos o final de nenhum deles.


O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan, 1999.
Os Suspeitos, de Bryan Singer, 1995
Clube da Luta, de David Fincher, 1999
O Suspeito da Rua Arlington, de Mark Pellington, 1999
O Planeta dos Macacos, de Franklin J. Schaffner, 1968
O que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Robert Aldrich, 1962
A Vida de David Gale, de Alan Parker, 2003
Os Outros, de Alejandro Almenábar, 2001
Coração Satânico, de Alan Paker, 1987
O Grande Truque, de Christopher Nolan, 2006















Nenhum comentário:

Postar um comentário