quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atuando e Cantando


Não é só nos musicais que os astros e estrelas do cinema cantam. Alguns dramas, comédias e até ficções-científicas já tiveram, entre as melhores cenas, aquelas em que alguém solta a voz. O BF reuniu alguns destes momentos na relação abaixo.






AFINADO NO AMOR
Anti-spoiler: se você não viu Afinado no Amor, é bom saber que o vídeo acima é do final do filme. Adam Sandler faz um cantor de casamentos que ostenta um coração partido no longametragem em que contracenou pela primeira vez com Drew Barrymore. Os dois voltariam a se encontrar em outra comédia romântica, o sucesso Como Se Fosse a Primeira Vez, com direito a mais um número vocal do ator.






HUDSON HAWK - O FALCÃO ESTÁ À SOLTA
Bruce Willis comeu o pão que o diabo amassou depois de fazer esse filme, malhado pela crítica e esquartejado pelo público. Mas é um trabalho subestimado e bem divertido. Serviu de válvula de escape para o ator de Duro de Matar soltar a voz ao interpretar standards do foxtrot, a exemplo de Swinging On a Star. O protagonista, um ladino com aversão a relógios, prefere usar músicas para sincronizar os passos de um roubo em parceria com Danny Ayello. Vale lembrar que Bruce Willis chegou a ter uma banda formada nos anos 90, que acabou não dando muito certo.







DE VOLTA PARA O FUTURO
Não foi Chuck Berry, mas Marty McFly quem criou Johnny B Good, clássico seminal do rock'n roll. A prova está no primeiro filme da série De Volta Para o Futuro, estrelado por Michael J. Fox, que tenta voltar para a própria época depois de ter sido deslocado para o passado.






BONEQUINHA DE LUXO
A mais bela cena do longametragem estrelado por Audrey Hepburn. George Peppard está no apartamento, tentando escrever, quando ouve alguém tocar a canção Moon River, escolhida especialmente para a atriz. A cena é feita sem qualquer extravagância, como se fosse um momento qualquer, aquele tipo de coisa que pode acontecer com qualquer um. Imagine...





CIDADE DAS SOMBRAS
Jennifer Connelly faz uma cantora nesta ficção científica bacaninha, mas superestimada. A atriz interpreta duas canções: Sway e The Night Has A Thousand Eyes. Destaque para a banda que a acompanha.






PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS
Hugh Laurie, o eterno Doutor House, é um dos amigos do sujeito rico vivido por Stephen Fry, que resolve reunir alguns velhos camaradas para que passem alguns dias em sua mansão. Nesta cena, Laurie toca ao piano The Way You Look Tonight, entoada junto a outros atores do elenco principal, que inclui Kenneth Branagh e Emma Thompson.





ESTRANHOS PRAZERES
Anos antes de criar uma banda que levaria seu nome, Juliette Lewis incorpora tudo o que há de rocker no mundo ao interpretar a canção Hardly Wait, em um dos pontos altos do filme ciberpunk de 1995. Na cena, ela é observada por um embasbacado Ralph Fiennes, que vive o ex-namorado da então moçoila.







ANTES DO PÔR-DO-SOL
É impossível não amar Julie Delpy. Depois de nove anos sem notícias do amor de juventude, a mulher encontra Ethan Hawke e a paixão, agora contida, volta a tomar conta dos dois. O filme todo é romântico até a medula mas, como se não bastasse, ela tinha que pegar o violão. E Hawke pediu a valsa. Continuação de Antes do Amanhecer, igualmente obrigatório.






10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ
Antes de ser o Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas e Bob Dylan em Não Estou Lá, Heath Ledger era um jovem com uma vida inteira pela frente, fazendo até comédia romântica teen. Nesta versão moderninha de A Megera Domada, de Shakespeare, o ator canta o hit sessentista Can't Take My Eyes off You.





LETRA E MÚSICA
A comédia romântica já valeria a pena pelos seis minutos iniciais, quando é exibido o clip do maior sucesso de uma típica banda de uma música só. É uma recriação sensasional dos vícios do pop oitentista, com sintetizadores e bateria abafada. Um ídolo fictício da época é justamente o personagem vivido por Hugh Grant, que aparece com cabelo Chitãozinho & Xororó e o infame babado no pescoço, absolutamente hilário. Devo ter visto um zilhão de vezes.





A BALADA DO PISTOLEIRO
Antonio Banderas cai nas graças do diretor Robert Rodriguez e vive o músico que busca vingança depois de ter a mão incapacitada para o violão. O mesmo filme traz o interesse amoroso do mariachi, Salma Hayek, cantando aos sussuros Quedate Aqui.






O TALENTOSO MR. RIPLEY
Para se aproximar da vítima de um plano maquiavélico, o maucaráter Tom Ripley faz uma imersão pelo melhor do jazz, passando por nomes consagrados como Chet Baker e Miles Davis. Matt Damon aparece cantando a intimista My Funny Valentine, entre outras.




JUNO
Michael Cera canta mal pra caramba, mas a bela Ellen Page salva o dueto de Anyone Else but You, executada ao final do filme indie que se tornou um sucesso de público e crítica.





DUETS - VEM CANTAR COMIGO
O filme que colocou a balada Cruisin no topo das paradas. A canção se dá em um dueto entre Gwyneth Palthrow e o roqueiro que faz o pai da loira, Huey Lewis, o mesmo do hit Power of Love, da série De Volta Para o Futuro.






ALTA FIDELIDADE
Jack Black faz bonito interpretando Let's Get It On, no filme baseado em obra de Nick Hornby. Vale a pena buscar a versão de estúdio gravada pelo mesmo ator, que tem menos maneirismos.


E se você quer mais, pode querer conferir os casos de atores e atrizes que se enveredaram pelo mercado fonográfico. Clique aqui.










3 comentários:

  1. e não tem os irmãos cara de pau... sacanagem...

    ResponderExcluir
  2. Irmãos Cara de Pau é um bom e autêntico musical, e se eu o incluísse, teria de fazer o mesmo com Mulan Rouge, Chicago, Cantando na Chuca, Cabaret... e a lista não acabaria nesta vida.

    ResponderExcluir
  3. Grande post, Renato! Sera que daria para pensar em uma lista como essa para o cinema nacional? abraçao

    ResponderExcluir