quinta-feira, 5 de maio de 2011

Flechas de Fogo


Flechas de Fogo (Broken Arrow, EUA, 1950). Direção de Delmer Daves. Com James Stewart, Jeff Chandler, Debra Paget, Basil Ruysdael, Will Geer, Joyce Mackenzie, Arthur Hunnicutt.


Renato Cordeiro

Dizer que Flechas de Fogo é um precursor do western revisionista é também afirmar que esta categoria começou com pé direito. O filme transcorre diante do espectador sem qualquer extravagância formal, mas com suavidade exemplar, méritos do editor
J. Watson Webb Jr. e do cineasta Delmer Davis. Uma cena simples, mas envolvente, mostra o personagem de James Stewart, um homem que busca encontrar ouro em território Apache, tentando convencer um índio "domesticado" a ensiná-lo a língua e os costumes dos inimigos. Enquanto isso, um amigo acompanha a conversa sem acreditar no que está ouvindo. Diálogos rápidos, cortes perfeitos, câmera se movendo levemente entre os três atores em cena, sem arroubos, em um ritmo que é amostra do que será assistido até o fim da produção.

Não que seja uma obra despretensiosa. Há uma bandeira que tornaria o longametragem um clássico
singular, por ser um dos primeiros a colocar em xeque as convenções do faroeste - mais especificamente, a forma como o gênero retrata os índios. O trabalho certamente aproveita a experiência pessoal do cineasta, que ainda jovem, viveu um período em contato com a população indígena. Logo no início da trama, James Stewart se depara com um jovem apache ferido e o socorre. O garoto revela que precisa retornar à família, já que a mãe deve estar chorando de preocupação. Imaginar a cena de uma mulher chorando pelo filho como faria uma branca desperta no protagonista o desejo de rever os conceitos sobre aquelas pessoas.

Filmes mais recentes chamam atenção da crítica quando demonstram as mazelas da sociedade estadunidense. Avatar, o superestimado sci-fi de James Cameron, foi ovacionado por
colocar os humanos como vilões que, tomados de ganância pelos recursos naturais alheios, tentam destruir um povo alienígena em seu próprio planeta natal. Convenhamos, não é nada de original e rendeu uma comparação imediata com Dança Com Lobos. Assim como Dança com Lobos foi comparado a Flechas de Fogo. Os três longas tem em comum a tentativa de um homem encontrar a paz em uma sociedade que lhe é estranha, mas convidativa pelo desapego ao materialismo e a possibilidade de uma vida em comunidade.

Tom Jeffords é um aventureiro que busca uma trégua com os apaches para que permitam a chegada de correspondência à cidade onde mora. Era para ser um acordo para obter ganhos pessoais, mas ele logo se identifica com o chefe da tribo, Cochise, e o que era para ser um discurso, a necessidade de paz entre os povos, se torna um objetivo concreto. O longa cativa pela relação entre dois homens que se admiram e tentam colaborar mesmo arriscando a posição junto aos respectivos grupos. O ponto baixo de Flechas de Fogo é a dispensável subtrama romântica, que dilui o trabalho e consegue até estragar o final do filme.

Nota: 7,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário