segunda-feira, 2 de maio de 2011

Férias Frustradas


Férias Frustradas (Vacation, EUA, 1983). Direção de Harold Ramis. Com Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Anthony Michael Hall, Dana Barron, Imogene Coca, Randy Quaid, James Keach, Eugene Levy, John Candy.


Renato Cordeiro

A Sessão da Tarde não é mais como antigamente. A frase é de senso comum, mas é a inevitável conclusão de quem revisitar Férias Frustradas, um dos maiores clássicos do programa vespertino que marcou época nos anos oitenta. O público que a atração tem hoje, acostumado com cachorrinhos que jogam basquete ou espiões juvenis, talvez não tenha visto algo tão politicamente incorreto. Na sátira que faz das famílias estadunidenses, o filme mais parece um precursor de Os Simpsons. Não é tão bom, entretanto.

Chevy Chase é Clark Griswold, um pacato panaca que leva a família para uma viagem estrada afora até o maravilhoso parque de diversões Walley World na Califórnia. Desde a compra do carro para a jornada, o que se tem é uma sucessão de desventuras. O plot é um pretexto para o longametragem costurar várias piadas e situações pouco lisonjeiras ao Tio Sam. O malandro pobre de Chicago, uma família caipira sujismunda e a idosa que só serve para resmungar são alguns dos personagens que constam no roteiro de John Hugues, o aclamado cineasta da geração Clube dos Cinco.

A direção é de Harold Hamis, o Egon de Os Caça-Fantasmas. Há participações de nomes do primeiro time de comediantes da época, a exemplo de John Candy e Eugene Levy. Mesmo assim, a obra não funciona tão bem. É muita piada, algumas sem graça, e pouco cinema. A comédia demora para pegar um bom ritmo, sendo que na primeira metade chegam a ocorrer cortes bem grosseiros na edição. Era para o espectador rir apenas das piadas, não dos deslizes do filme.

Nota: 5,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário