domingo, 8 de maio de 2011

Um Homem Chamado Cavalo


Um Homem Chamado Cavalo (A Man Called Horse, EUA, 1970). Direção de Elliot Silverstein. Com Richard Harris, Judith Anderson, Jean Gascon, Manu Tupou, Corinna Tsopei, Dub Taylor, James Gammon.


Renato Cordeiro

Boa parte dos westerns que mostram a imersão do homem branco na cultura indígena faz parecer que é algo fácil. De Flechas de Fogo, nos anos 50, até Dança com Lobos, nos 90, as agruras retratadas no cinema costumam se limitar a uma ou outra comida indigesta e costumes matrimoniais engraçadinhos. Em Um Homem Chamado Cavalo, a coisa é bem diferente. Para ser aceito entre os nativos, o protagonista come o pão que o diabo amassou.

Richard Harris faz um inglês que é capturado por uma violenta tribo da nação Sioux, sendo posteriormente humilhado e transformado em um animal de carga a serviço de uma idosa. Aos poucos, ele se afeiçoa à comunidade e acaba provando que tem algum valor. Como sempre acontece neste tipo de produção, um cupido pele-vermelha flecha o coração do sujeito, que cai nos encantos de uma bela jovem. Mas para se casar com a moça, vai ter de passar por um ritual que mais parece ter saído de Jogos Mortais.

O trabalho dirigido por
Elliot Silverstein não é grande coisa enquanto cinema, tem até alguns cortes bem feios em uma cena de luta entre o herói e dois índios de outra tribo. Mas vale pelo esforço, digamos, antropológico, inclusive sendo rodado em uma reserva de nome bem sugestivo, a Rosebud, em Dakota. E apesar de ser o mesmo lugar que viria a servir de locação para Dança com Lobos, as tribos apresentadas são muito diferentes, até mesmo no que diz respeito aos nomes do atores. Kevin Costner esteve na companhia de Floyd 'Red Crow' Westerman e Percy White Plume. Harris teve de se enturmar com James Never Miss a Shot e Ross Kills Enemy.

Tenha medo.


Nota: 6,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário