quarta-feira, 18 de maio de 2011

Locadoras que valem a visita

Renato Cordeiro

Apenas neste ano, duas grandes locadoras de filmes de Salvador fecharam as portas: a GPW, na Pituba, e a Stax, antiga filial da Blockbuster, na Barra. Hoje, em toda a cidade, há menos de setenta estabelecimentos do tipo, e boa parte sobrevive em condições inglórias. Em tempos de ostensiva pirataria, internet rápida, torrents e várias opções de filmes para download, abrir um negócio do tipo seria um belo exemplo de mau investimento. Mas o segmento vai ganhando novas unidades que convivem com outras que parecem resistir bem aos novos tempos, apostando em maior flexibilidade nos prazos de devolução, grandes acervos ou na qualidade do catálogo. Há espaço até mesmo para a segmentação. Quem transitar por algumas destas sobreviventes terá surpresas agradáveis, e o BF resolveu apontar alguns estabelecimentos da capital baiana que valem a visita.




Casa de Cinema
Intitulada como a primeira locadora a apostar no segmento de cults e clássicos, funciona no mais boêmio bairro de Salvador. Então, entre um botequim e outro, experimente conferir este estabelecimento que fica no Shopping Rio Vermelho, Rua Odilon Santos. Os filmes são divididos em categorias como lançamentos, diretores e obras nacionais, a exemplo de longas do cineasta da Bahia Edgard Navarro. Tem site e uma decoração que privilegia charges bem simpáticas de personalidades da sétima arte. ATUALIZAÇÃO: Encerrou atividades em dezembro de 2011.




Vintage Vídeos
Funciona no Jardim Brasil, bem perto do lugar onde funcionava a Stax, na Barra. Aberta há poucos meses, a Vintage aposta nos filmes clássicos e cults, sendo que os primeiros títulos disponibilizados eram do pai do proprietário. A maior parte dos mais de 3 mil filmes são organizados por diretor, com farta quantidade de longas de Hitchcock, Kurosawa e Bergman, entre outros. Prato cheio para o público sala de arte, mas conta também com alguns títulos mais populares, como a trilogia do Homem-Aranha e afins. Possui site e um pote de balinhas diversas em cima do balcão. Se houver de côco, não deixe escapar. Acaba rápido.




Vídeo & Cia
A região da Mouraria, em Nazaré, é muito conhecida pela pizzaria Napolitana, mas o cinéfilo tem motivos a mais para dar um pulo por lá. O acervo é grande, com destaque para a parte de clássicos e alguns títulos difíceis de encontrar em outros lugares, como a versão de Othello com Laurence Fishburne e Kenneth Branagh, O Homem do Terno Cinzento, obscuro longa com Gregory Peck, e Desirée - Um Amor de Napoleão, um dos primeiros trabalhos com Marlon Brando. Possui site e filial no Largo 2 de Julho, igualmente bem servida.




Vídeo Hobby
A última das gigantes do segmento a se manter em atividade em Salvador tem ares de megastore. O estabelecimento na Avenida Manoel Dias da Silva reúne cafeteria, banca de revistas, venda de livros, aluguel de equipamentos e é possível até adquirir alguns títulos que eram da locadora, que tem site, filial na Graça e, provavelmente, é aquela que possui a maior quantidade de trabalhos em Blue-Ray.












Nenhum comentário:

Postar um comentário