domingo, 15 de maio de 2011

A Culpa é de Fidel!


A Culpa é de Fidel! (La faute à Fidel!, Itália/França, 2006). Direção de Julie Gavras. Com Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet.


Renato Cordeiro

Belo filme francês da cineasta Julie Gravas, que parece ter herdado do pai o gosto por filmes políticos. Mas A Culpa é do Fidel! passa longe das angústias e acidez dos filmes de Costa-Gravas. Pela ternura e delicadeza do roteiro, lembra mais as desventuras do dedicado Alexander Kerner de Adeus, Lênin!, quando fatos políticos levam pessoas comuns a terem sua rotina virada de pernas pro ar.

Essa menininha aí em cima, na foto, é Anna de la Mesa. O sobrenome é estranho, mas é o menor dos problemas da jovem. Levava uma vida tranquila com os pais e o irmão caçula em uma bela casa na França, onde tudo estava em perfeita ordem. Até que seu tio espanhol é preso e morto pelas convicções políticas. Subitamente, os pais de Ana se tornam ativistas e se engajam na causa comunista. Mas como explicar pra menina que diabos é um comunista? Por que ela não pode mais estudar religião na escola católica? E quem são os barbudos que passam a andar na sua casa?

O filme também tem parentesco próximo com o italiano A Vida é Bela e, ainda mais, com o brasileiro O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias. Como deu pra notar, a narrativa se concentra nas mudanças vivenciadas pela pequena protagonista, e não dá pra não falar o óbvio: esta Nina Kervel-Bey é um achado. A atriz-mirim está sempre com um olhar que oscila entre o tédio e a irritação frente à nova condição, e consegue convencer o espectador das transformações que começam a se passar dentro dela. A cena em que se depara sozinha com os amigos comunistas dos pais é ao mesmo tempo singela e hilariante.

Nota: 8,0 (de dez)

(Escrita em 17 de junho de 2008)














Nenhum comentário:

Postar um comentário