segunda-feira, 4 de abril de 2011

48 Horas - Parte 2


48 Horas - Parte 2 (Another 48 Hours, EUA, 1990). Direção de Walter Hill. Com Eddie Murphy, Nick Nolte, Brion James, Kevin Tighe, Ed O'Ross, David Anthony Marshall, Andrew Divoff, Bernie Casey, Brent Jennings, Ted Markland.


Renato Cordeiro

Eddie Murphy ainda estava em alta na carreira quando a produtora que levava seu nome lançou uma continuação para 48 Horas, quase dez anos depois do longametragem que marcou a estréia do ator no cinema. O filme tem uma produção mais caprichada, cenas de ação melhor elaboradas, e é só. O resto é o que o espectador já viu no trabalho anterior.

A trama começa da mesma forma que a obra original. Em uma paisagem isolada, um grupo de criminosos se reúne para tratar das maldades que vão fazer e aproveitam para matar alguns policiais, para deixar claro que são maus, mesmo. Na oportunidade, eles tramam uma vingança contra a dupla de protagonistas. O detetive Jack Cates descobre que seu velho amigo Hammond está jurado de morte, mas não antes de sofrer ele próprio um atentado. Os dois então voltam a juntar forças para fazer frente aos adversários, que estão ligados a um bandido que o policial persegue há anos.

Nolte e Murphy mantém a boa química, mas não conseguem salvar o filme, que é previsível e se arrasta mal, culminando em um clímax que reúne os mocinhos e bandidos de maneira constrangedoramente forçosa. Há espaço até mesmo para um vilão que explica os próprios planos, quando desmascarado. Os adversários da dupla são uma simples reciclagem dos bandidos já não muito interessantes do primeiro 48 Horas. A história cansa pela falta de criatividade, mas o diretor Walter Hill parece não se dar conta da pobreza do material e se mostra mais preocupado em mostrar a que distância podem ser lançados personagens alvejados. Improvável, para não dizer impossível, um terceiro filme da franquia.

Nota: 5,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário