quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um Romance de Outro Mundo



Um Romance de Outro Mundo (Truly Madly Deeply, Reino Unido, 1990). Direção de Anthony Minghella. Com Juliet Stevenson, Alan Rickman, Bill Paterson, Michael Maloney, Christopher Rozycki, David Ryall, Stella Maris.


Renato Cordeiro

Tempos atrás, uma relação publicada pela BBC listou 20 filmes que fazem os homens chorarem. Discretamente, na última posição, estava um longametragem pouco conhecido de Anthony Minghella, o mesmo de O Paciente Inglês e Cold Mountain. O diretor possuía apenas trabalhos para televisão e iniciou a carreira nas telonas com um filme de produção modesta e tocante.

A maior parte do trabalho se passa dentro da casa de Nina, uma mulher que mora em um apartamento cuja decadência reflete seu estado de espírito. Ela perdeu um grande amor, Jamie, vítima de uma morte banal, e arrasada, tem dificuldade em retomar o curso da própria vida. É quando, subitamente, o sujeito reaparece como um fantasma que passa a fazer companhia à namorada. À primeira vista, seria a realização de um privilégio. O casal passa um bom tempo junto, cantando, dançando, brincando e experimentando um idílio amoroso que deixa claro por que a personagem se sentia tão triste pela ausência do namorado. Mas, e sempre tem um "mas", o romance sobrenatural, assim como o que é vivenciado pelas pessoas normais, também reserva dissabores aos enamorados.

Tudo no filme é registrado com delicadeza em cenas ora bem-humoradas, ora melancólicas. Um destaque é o carisma do elenco de apoio que dá vida aos amigos de Nina e, no processo, ajuda a tornar a personagem cativante, apesar de sofrida. A atriz Juliet Stevenson, que foi uma escolha pessoal do diretor Minguella, constrói com segurança uma pessoa crível em face do incrível. Já Alan Rickman, mais conhecido como o terrorista Hans Gruber de Duro de Matar e como o sombrio Severus Snape da série Harry Potter, interpreta aqui um sujeito divertidamente rabugento, que em meio à nova condição tenta ser um bom namorado, entre fracassos engraçados e sucessos comoventes.

Nota: 8,0 (de dez)

PE: Se já tiver visto o filme e quiser dar uma olhada no making off, clique aqui.










Um comentário: