sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um Olhar do Paraíso


Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, EUA/Reino Unido/Nova Zelândia, 2009). Direção de Peter Jackson. Com Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci, Susan Sarandon, Michael Imperioli.


Renato Cordeiro

Tudo é demais em Um Olhar No Paraíso. É excessivo. O longa veio na sequência de ótimos filmes de Peter Jackson: King Kong e a trilogia iniciada por O Senhor dos Anéis. Dada a excelente repercussão de trabalhos deste quilate, é evidente que o cineasta merece a expectativa do público, mas desta vez ele perdeu a mão como contador de histórias.

A trama apresenta uma adolescente de 14 anos que é assassinada pelo vizinho, e chegando ao além, passa a observar como os pais, amigos e o próprio homicida tocaram a vida. A premissa inspirada no livro de Fran Walsh é até interessante, mas o trabalho se desenvolve mal, muito por conta da própria protagonista que, depois de morta, pouco importa à trama. Apesar dos belos efeitos especiais, as sequências envolvendo a estada de Susie Salmon no limbo mais parecem um calvário - para o espectador. São
enfadonhas e piegas demais. A voz forçosa que a atriz utiliza para dar uma aura misteriosa às próprias falas não ajuda em nada.

A trama que se passa "no firmamento" se sai melhor. A irmã da vítima e o pai, aos poucos, desconfiam que o vizinho não é flor que se cheire. Há alguma tensão bem construída nas cenas em que os dois resolvem fazer algo a respeito do provável assassino. Pena que a resolução desta trama paralela é resolvida de maneira tão insatisfatória, spoilers à parte. Os minutos finais do filme, aliás, mergulham em um sentimentalismo duro de engolir. O espetáculo de cinema esperado, que é bom, nada.


Nota: 4,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário