domingo, 3 de abril de 2011

48 Horas


48 Horas (48 Hours, EUA, 1982). Direção de Walter Hill. Com Nick Nolte, Eddie Murphy, Annette O'Toole, Frank McRae, James Remar, David Patrick Kelly, Sonny Landham, Brion James, Kerry Sherman, Jonathan Banks, James Keane, Tara King, Greta Blackburn.


Renato Cordeiro


A estréia de Eddie Murphy no cinema lembra um pouco a série de filmes iniciada por Um Tira da Pesada. Na verdade, o prisioneiro Reggie Hammond e o policial Axel Foley têm muito em comum, já que são o mesmo tipo malandro engraçado, cheio de lábia e de bom coração. A diferença é que Hammond tem a boca mais suja e não demora a lançar impropérios contra o truculento policial Jack Cates, vivido por Nick Nolte. O detetive precisa encontrar uma dupla de assassinos e acaba libertando temporariamente o ex-parceiro de um deles, Reggie Hammond, que roubou todo o dinheiro que conseguiram em um assalto à mão armada, anos antes.

A trama serve como desculpa para o filme explorar
as diferenças entre os protagonistas. Cates é um policial empenhado em combater o crime, mas ao mesmo tempo representa o arquétipo da polícia violenta, racista e que abusa do poder. Hammond é um vigarista, supostamente um vilão, mas prefere evitar a violência e é capaz de cometer atos nobres. 48 Horas segue a linha de filmes de duplas conflituosas que anos mais tarde daria origem a Máquina Mortífera. A química entre os protagonistas funciona, o que ajuda a manter algum interesse por um longa bem convencional.

L
amentavelmente, o filme peca pelos excessos. Os vilões são retratados como psicopatas típicos, iguais aqueles trocentos outros que o espectador já viu em dezenas de outros filmes. Há algumas cenas gratuitas e enfadonhas de pancadaria, inclusive entre os personagens principais. Não surpreende que o filme tenha sido recusado por vários atores. Antes de chegar a Nick Nolte, o papel do detetive foi oferecido a Clint Eastwood, Jeff Bridges e Mickey Rourke. Já Murphy foi escolhido depois de considerarem Gregory Hines e Richard Pryor, entre outros.


Nota: 6,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário