terça-feira, 26 de abril de 2011

Watchmen - O Filme



Watchmen - O Filme (Watchmen, EUA, 2009). Direção de Zack Snyder. Com Malin Akerman, Patrick Wilson, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie.


Renato Cordeiro

Sempre que uma história em quadrinhos é levada para a tela do cinema, alguém aponta uma nova “melhor adaptação de gibis de todos os tempos”. Durante a década de 80 e 90, Superman - O Filme, de Richard Donner, ostentou esse título, que foi desafiado por longas-metragens do Batman, Homem-Aranha, X-Men, e mais recentemente, Homem de Ferro. Mas a partir de Sin City, algo realmente mudou. Já não falávamos mais de uma adaptação, mas sim, uma verdadeira conversão cinematográfica da obra em papel. Diálogos, enquadramentos, cenografia, e vários outros elementos da HQ foram fielmente reproduzidos pela sétima arte. Watchmen - O Filme segue exatamente essa linha.

É uma escolha que facilita a aceitação do público fã de gibis, e que ressalta a qualidade da trama original. Zack Snyder, diretor de 300, também inspirado em quadrinhos, certamente teve isso em mente ao cuidar de Watchmen, um filme que era esperado há 20 anos. O longa é recheado de boas escolhas, da trilha sonora à composição do elenco que dá vida ao grupo de super-heróis que entra em crise quando um dos membros é assassinado. As investigações vão revelar um plano absolutamente assombroso.

O gênio criativo por trás da história é o inglês Alan Moore, um dos maiores, senão o maior escritor de quadrinhos da atualidade. Watchmen é seu trabalho mais importante, além de ser uma referência dos quadrinhos modernos. Ele já teve outras obras adaptadas para as telonas, incluindo Do Inferno, com Johnny Depp, e A Liga Extraordinária, com Sean Connery. A julgar pela qualidade desse último, não é de admirar que Moore seja radicalmente contrário às adaptações dos seus gibis. Quem sabe, se assistisse Watchmen, ficaria menos insatisfeito.

Nota: 8,00 (de dez)

(Escrita em 8 de março de 2009)






Nenhum comentário:

Postar um comentário