sábado, 2 de abril de 2011

Estrelas de Ouro


Em algum lugar do mundo alguém pode dar bom dia, servir um copo d'água ou discutir amenidades com certas pessoas muito especiais. Gente que pode falar sobre o cinema com a propriedade de quem viveu a chamada Era de Ouro, ou que pelo menos, pôde acompanhá-la de perto. Imagine tomar um chá com Olivia de Havilland e perguntar sobre como foi fazer E O Vento Levou? Pedir que Max Von Sydow explique de onde ele tira tanta disposição para atuar? Ou fazer Clint Eastwood relembrar do momento em que foi dirigido por Sergio Leone pela primeira vez?
Pesquisando na net, dá pra perceber, por exemplo, que grandes documentários sobre Hitchcock ainda podem ser feitos, contando com várias atrizes e atores que estiveram sob comando do mestre do suspense. E o que dizer da atriz que foi a primeira a vencer duas vezes seguidas o Oscar, ainda na década de trinta? Pensando nisso, o BF preparou uma pequena lista de estrelas que estão no firmamento.







Luise Rainer, 101 anos.
Essa simpática senhora tem muita história pra contar sobre um tempo no qual o cinema era uma indústria mais glamourosa e os aspectos comerciais e artísticos eram menos conflitantes. A atriz nascida na Alemanha foi a primeira na história a ganhar o Oscar por duas vezes seguidas, em Ziegfeld, O criador de estrelas, de 1937, e Terra dos Deuses, de 1938.





Eli Wallach, 95 anos.
O "feio" do western Três Homens em Conflito já tem mais de cem filmes, incluindo Sete Homens e Um Destino, de 1960, e Boneca de Carne, de 1956, considerado um momento chave na carreira do ator. Ele se mantém em atividade e participou dos recentes O Escritor Fantasma, de Roman Polansi, e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, continuação do longa de 1987, de Oliver Stone.





Kirk Douglas, 94 anos.
O pai de Michael Douglas tem uma filmografia invejável, contando com duas obras dirigidas por Stanley Kubrick. Dessa parceria vieram Spartacus e Glória Feita de Sangue. Entre os épicos, vale citar Ulysses e Os Vikings, no qual divide a cena com Tony Curtis. Também produziu vários longas e até dirigiu dois, ambos do gênero western. Entre os outros destaques, vale citar A Montanha dos Sete Abutres, Assim Estava Escrito, e Fome de Viver, no qual interpreta Van Gogh.





Ernest Borgnine, 94 anos.
Borgnine é uma das boas razões para ver o recente Red - Aposentados e Perigosos. Apesar da participação pequena, esbanja carisma como um funcionário responsável por registros da CIA. Muita gente verá o longa sem saber que aquele é o mesmo ator de grandes clássicos como o faroeste Meu Ódio Será Tua Herança e o filme de guerra Os Doze Condenados.





Olivia de Havilland, 94 anos.
A estrela foi revelada em um dos maiores clássicos do cinema, E O Vento Levou, de Victor Fleming. Irmã de Joan Fontaine, participou ainda de obras como A Dama Enjaulada e O Intrépido General Custer, e conquistou o Oscar de Melhor Atriz por duas vezes, pela performance nos filmes Só Resta Uma Lágrima, de 1946, e Tarde Demais, de 1949.





Joan Fontaine, 93 anos.
Fontaine é a protagonista do clássico Rebecca, A Mulher Inesquecível, primeiro filme de Hitchcock a ter produção estadunidense. Um belo empurrão na carreira, o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1941 permitiu a ela contracenar com um dos monstros sagrados do cinema, Sir Laurence Olivier. No mesmo ano, a estrela repetiu a parceria com Hitchcock no longa Suspeita, que rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Outros trabalhos de destaque incluem De Amor Também Se Morre e Suplício de Uma Alma, de Fritz Lang.





Christopher Lee, 89 anos.
O ator divide com Bela Lugosi o título de maior Drácula do cinema. O astro dos antigos filmes de horror da Hammer costuma interpretar vilões e foi até mesmo um dos inimigos de James Bond, em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro. Reencontrou o público jovem nos anos 2000, participando de duas das franquias de maior sucesso da década: a trilogia prequel de Star Wars, na qual faz o Conde Dooku, e O Senhor dos Anéis, onde vive o maligno mago Saruman. Presença confirmada em O Hobbit, novamente como o feiticeiro do mal.





Doris Day, 89 anos.
Outra atriz que atuou sob comando de Hitchcock, desta vez no remake que o próprio diretor fez para O Homem que Sabia Demais, em 1956. Mas ela é mais conhecida pela incursão em musicais, a exemplo de Ardida Como Pimenta, e várias comédias co-estreladas por Rock Hudson. Anda afastada das telonas há um bom tempo.





Eva Marie Saint, 87 anos.
Quem assistiu Superman Returns, de Bryan Singer, teve a grata surpresa de reencontrar a atriz de Uma Intriga Internacional, de Hitchcock. Eva Marie Saint fazia a mãe adotiva do Homem de Aço, Martha Kent. Entre os outros destaques da filmografia estão Sindicato dos Ladrões, com Marlon Brando, Exodus, com Paul Newman, e A Noite da Emboscada, com Gregory Peck.





Lauren Baccall, 86 anos.
Ser uma referência em elegância na Era de Ouro de Hollywood não é pra qualquer uma. Atriz de grandes sucessos como Uma Aventura na Martinica, À Beira do Abismo e Como Agarrar Um Milionário. Entre os trabalhos mais recentes estão dois filmes de Lars Von Trier: Dogville e a continuação Manderlay.





Sidney Poitier, 84 anos.
Quando Denzel Wahington concorreu ao prêmio de Melhor Ator, por Dia de Treinamento, recebeu a estatueta do primeiro negro a vencer na mesma categoria, em 1962, por Uma Voz nas Sombras. Protagonizou obras de destaque, como Adivinhe Quem Vem Para Jantar e Ao Mestre com Carinho. Está impagável em uma deliciosa aventura de espionagem, Quebra de Sigilo, ao lado de Robert Redford, David Strathairn, Dan Aykroyd e River Phoenix.




Vera Miles, 82 anos.
Entre os filmes de destaque de Vera Miles estão duas das maiores obras de John Ford: O Homem Que Matou o Facínora e Rastros de Ódio. Ela foi uma das atrizes que deram vida a personagens de Hitchcock, mas foi na morte de uma delas que entrou para a história do cinema, na famosa cena do assassinato em um chuveiro no filme Psicose. Outra parceria com o mestre do suspense aconteceu em O Homem Errado, no qual contracena com Henry Fonda. Anda afastada das câmeras. A foto acima é do começo dos anos 80.





Max Von Sydow, 82 anos.
O padre Merrin de O Exorcista é um dos maiores patrimônios da sétima arte. Ator sueco recorrente na filmografia de Bergman, com destaque para o papel principal de O Sétimo Selo, concilia sucessos de crítica e alguns blockbusters hollywoodianos. Podemos citar Quo Vadis, Minority Report, Ilha do Medo e Pelle, O Conquistador, que rendeu-lhe uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.





Tippi Hedren, 81 anos.
A cleptomaníaca de Marnie - Confissões de uma Ladra é mais conhecida por outro filme de Hitchcock, Os Pássaros. A carreira inclui o último trabalho dirigido por Charles Chaplin, A Condessa de Hong Kong, estrelado por Marlon Brando e Sophia Loren. Mãe da atriz Melanie Griffith.





Christopher Plummer, 81 anos.
Um dos primeiros papéis de destaque do ator canadense foi como o Capitão Georg von Trapp de A Noviça Rebelde, de 1965. Ele não parece nem perto de se aposentar. A filmografia inclui vários papéis menores em filmes como Em Algum Lugar do Passado e Uma Mente Brilhante. Mas, recentemente, teve papéis centrais em trabalhos como O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus e A Última Estação, no qual vive o escritor Leon Tolstoy, além da dublagem de Up - Altas Aventuras.





Clint Eastwood, 80 anos.
A palavra "vinho" vem acompanhada de uma foto de Clint Eastwood na enciclopédia. Ser o ator da trilogia de faroestes iniciada com Por Um Punhado de Dólares, de Sergio Leone, já seria o suficiente pra estar na história do cinema, mas o Dirty Harry não parou por aí. Estrelou sucessos policiais e westerns e veio muito tempo depois a ser tornar um dos mais respeitados cineastas dos EUA, sem deixar de lado a carreira de ator - e até mesmo concilia as duas coisas, em obras como Menina de Ouro e Gran Torino. Por falar nisso, é incrível que alguém que já fez Bronco Billy possa rodar algo tão belo como As Pontes de Madison.






Sean Connery, 80 anos.
Infelizmente, o escocês se aposentou com uma péssima despedida das telas, o pavoroso A Liga Extreordinária. O jeito é ver e rever os outros trabalhos do maior dos intérpretes de James Bond, e o que tem a melhor filmografia não-associada ao personagem, incluindo Marnie - Confissões de Uma Ladra, de Hitchcock, Encontrando Forrester, de Van Sant, O Homem Que Queria Ser Rei, de John Huston, e Os Intocáveis, que rendeu o Oscar de Coadjuvante.





Robert Duvall, 80 anos.
Duvall já entrou no cinema com pé direito, em uma memorável participação no clássico O Sol É Para Todos. Participou de obras como Apocalipse Now e O Poderoso Chefão, ambos de Copola, Um Dia de Fúria, e protagonizou Pacto de Justiça, belo faroeste de Kevin Costner. A carreira inclui dois filmes como diretor.





Debbie Reynolds, 79 anos.
A atriz tem como o filme mais conhecido um dos maiores musicais da história do cinema, Cantando na Chuva, de 1952. Treze anos depois, teve indicações para o Oscar e para o Globo de Ouro pelo desemprenho em outro musical, A Inconquistável Molly Brown. Participou ainda do épico A Conquista do Oeste e é mãe de Carrie Fisher, a Princesa Lea da saga Star Wars.





Anita Ekberg, 79 anos.
A modelo sueca participou de clássicos de Hollywood como Guerra e Paz e alguns trabalhos mais populescos, como o western Os Quatro Heróis do Texas. Mas cravou o nome na história do cinema no filme A Doce Vida, de Fellini, ao se banhar nas águas da Fontana di Trevi, diante de um Marcello Mastroianni embasbacado.





Omar Shariff, 79 anos.
Eternizado no papel de Doutor Jivago, o ator egípcio é um dos preferidos de Hollywood para interpretar árabes. Participou do musical Funny Girl, Lawrence da Arábia e O 13º Guerreiro. Entre os últimos papéis de destaque, está Uma Amizade Sem Fronteiras, de 2003.





Peter O'Toole, 78 anos.
O eterno Lawrence da Arábia não parou de trabalhar e até voltou a experimentar o gosto de ser protagonista no drama Venus, de 2006. Na mesma década, dublou o crítico gastronômico Anton Ego na animação Ratatouille e fez uma divertida participação no simpático Stardust.





Kim Novak, 78 anos.
A mulher que fez James Stewart de gato e sapato em Um Corpo Que Cai, de Hitchcock, já havia chamado alguma atenção por filmes como O Homem do Braço de Ouro, de Preminger, e Meus Dois Carinhos, de George Sidney. A relação com os críticos nunca foi das mais amigáveis. Truffaut chegou a fazer comentários nada elogiosos na famosa série de entrevistas que fez com Hitchcock.





Sophia Loren, 76 anos.
Na modesta opinião deste blogueiro, a atriz divide o pódio com Anita Ekberg como a mais bela do cinema nos anos 60. Mas como beleza não é tudo, a italiana fez uma carreira bem-aceita pela crítica, com direito a um Oscar de Melhor Atriz por Duas Mulheres, de De Sica. Fez vários filmes com Marcello Mastroianni, constituindo um dos mais costumeiros pares românticos da telona, em obras como Os Girassóis da Rússia. Chamou atenção em 2009, interpretando a mãe de Daniel Day-Lewis em Nine.




Alain Delon, 75 anos.
O primeiro Tom Ripley do cinema deu as caras nas telonas em O Sol Por Testemunha, mais de 30 anos antes da versão protagonizada por Matt Damon. Delon tinha quase 25 anos e poucos filmes no currículo, mas entrou em uma curva ascendente, emendando obras como Rocco e Seus Irmãos e O Leopardo. Virou símbolo sexual de uma geração e deu nome até pra jogador de futebol do Esporte Clube Vitória.





Julie Andrews, 75 anos.
A babá que toda crianças queria ter. A eterna Noviça Rebelde tem sido uma companhia constante dos que curtem animação. É dela a voz da rainha nos quatro filmes de Shrek. Outros destaques incluem o igualmente clássico Mary Poppins e o suspense Cortina Rasgada, de Hitchcock.





Claudia Cardinale, 71 anos.
Uma das estrelas do monumental Era Uma Vez No Oeste, ao lado dos saudosos Charles Bronson, Henry Fonda e Jason Robards. Além do clássico do italiano Sergio Leone, inclui no currículo algumas das maiores obras do cinema italiano, a exemplo de O Leopardo, Oito e Meio e Vagas Estrelas de Urza. Em Fitzcarraldo, do alemão Herzog, contracenou com o incomentável Klaus Kinski.







Um comentário: