quinta-feira, 7 de abril de 2011

Além da Eternidade


Além da Eternidade (Always, EUA, 1989). Direção de Steven Spielberg. Com Richard Dreyfuss, Holly Hunter, John Goodman, Brad Johnson, Audrey Hepburn, Keith David.


Renato Cordeiro

Mesmo um diretor consagrado como Steven Spielberg tem filmes "B". E assim como ocorre com tantos cineastas, se algumas obras não são conhecidas não é necessariamente por estarem à frente do seu tempo, fora da sintonia com o público ou à espera de que a história lhes faça justiça. Às vezes, isso acontece por que o trabalho não é bom, mesmo.

Uma crítica comum na época em que Além da Eternidade foi lançado era de que Spielberg se dava muito melhor nas sequências aéreas, com eficientes efeitos especiais, do que com as cenas românticas envolvendo o par central, vivido por Richard Dreyfuss e Holly Hunter. É uma análise que permanece válida. Por vezes, quando o par contracena, os diálogos parecem se valer do jeito mulher macho da personagem de Hunter para não deixar que momentos mais emotivos se concretizem. Uma opção perigosa em um filme romântico, mas de certo modo compreensível, pois quando essa barreira é superada, o filme mergulha na pieguice.

Dreyfuss e Hunter interpretam um casal feliz, pero no mucho. Ela não aguenta mais o jeito imprudente de Pete, piloto de aviões de uma brigada de incêndios florestais. Quando ele decide acatar o pedido de Dorinda para buscar um trabalho menos perigoso, acaba morrendo no que era para ser sua última missão. A partir daí, o espírito do sujeito passa a orientar um jovem piloto, que acaba se envolvendo com a namorada do fantasma.

Falando nos espíritos, a melhor coisa de Além da Eternidade é a agradável participação de Audrey Hepburn, em última aparição no cinema. A eterna Bonequinha de Luxo faz a mentora de Dreyfuss, único ator com quem contracena ao longo de menos de dez minutos de participação especial. A estrela doou todo o cachê para o UNICEF.

Nota: 5,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário