domingo, 15 de agosto de 2010

Ameaça Terrorista


Ameaça Terrorista (Unthinkable, EUA, 2010). Direção de Gregor Jordan. Com Samuel L. Jackson, Carrie-Anne Moss, Michael Sheen, Stephen Root, Lora Kojovic, Martin Donovan, Gil Bellows, Vincent Laresca, Brandon Routh.


Renato

Um filme lançado diretamente em DVD costumava ser alvo de desconfiança no Brasil. Normalmente, tratava-se de algum fracasso de bilheteria em telões de outros países, o que deixava em dúvida a qualidade da obra. Mas isso parece estar mudando. Guerra ao Terror, grande vencedor do Oscar em 2010, é apenas um exemplo mais famoso. Já Ameaça Terrorista pode não ter causado o mesmo alvoroço, mas é um excelente trabalho.

É a história de Steven Younger, um muçulmano que diz ter plantado três bombas nucleares nos Estados Unidos. Ele é capturado e o FBI tenta fazê-lo falar, mas o tempo é curto e o homem não cede à pressão. É quando entra em cena um profissional que vai usar as técnicas mais aberrantes para dobrar o suspeito. Uma agente do FBI vai se opor às torturas, mas o relógio está correndo. Até onde eles estão dispostos a seguir as convicções quando a vida de milhões de pessoas está em jogo?

O dilema central poderia ser colocado em uma dimensão maniqueísta, fazendo do torturador um vilão natural. Ou poderia fazer a felicidade da turma de Guantánamo, apresentando a agente idealista como uma figura ingênua. Em vez disso, a trama humaniza e valoriza as posições dos dois personagens principais sem forçar a barra. No processo, chama o espectador à responsabilidade involuntária de julgar os atos que tomam a tela. Afinal, a omissão não deixa de ser uma ação.

O elenco merece aplausos. Samuel L. Jackson faz o torturador e Anne-Moss, sem holofotes depois de Matrix, é a agente. Os dois têm ótimo desempenho, mas quem rouba todas as cenas é mesmo o formidável Michael Sheen, que na pele de Younger, nos entrega uma performance diferente de tudo o que já o vimos fazer. Difícil acreditar que é o mesmo ator que viveu o cerimonioso primeiro-ministro Tony Blair em A Rainha e o jornalista boêmio David Frost em Frost/Nixon.

Nota: 8,0 (de dez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário