segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Predadores


Predadores (Predators, EUA, 2010). Direção de Nimrod Antal. Com Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga, Walton Goggins, Oleg Taktarov, Laurence Fishburne, Danny Trejo, Louis Ozawa Changchien, Mahershalalhashbaz Ali.


Renato

Predadores segue um princípio muito simples: não se conserta o que não está quebrado. O filme traz muito dos elementos que fizeram o sucesso do primeiro longa-metragem do caçador espacial. Há closes em rostos assustados, enquadramentos que apontam a imensidão verde onde se esconde o inimigo, falas carregadas de dramaticidade e uma trilha sonora que sugere perigo a todo momento.

A produção de Robert Rodriguez começa indo direto ao assunto, com oito pessoas de diferentes países caindo literalmente de pára-quedas em uma selva que não conhecem. Eles logo percebem que não estão lá por acaso e põem as diferenças de lado – o que é mais fácil pelo fato de que todos, veja você, falam inglês. Mas forçações à parte, a narrativa se desenrola bem, e reúne tantas citações ao primeiro filme que beira a condição de refilmagem. Entre outras coisas, estão lá a metralhadora giratória antes usada pelo ator Jesse Ventura e as armadilhas criadas para capturar o caçador alienígena, que surgem em um contexto diferente e bem interressante.

Por falar no elenco do trabalho de 1987, Adrien Brody merece parabéns por encarar o desafio de fazer as vezes do marombado Arnold Schwarzenegger. O franzino ator, respeitado por filmes sérios como O Pianista, dá conta do recado em um papel bem diferente do que desempenhou em King Kong, última vez que atuou no cinema de ação. E enquanto a brasileira Alice Braga volta a marcar mais um ponto na carreira em hollywood, Laurence Fishburne fez visita de médico aos sets. Vai entender.

Nota: 6 (de dez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário