domingo, 22 de agosto de 2010

River Phoenix - O Ator, A Música


Renato

A morte de um jovem talento costuma causar um angustiante exercício de achologia. É inevitável pensar no que aquela pessoa poderia ter sido, os filmes que teria feito, os prêmios que teria conquistado. Em se tratando de Hollywood, quando isso acontece, a comparação inevitável é com James Dean - foi assim, por exemplo, com Heath Ledger e até mesmo com Brandon Lee. Um antecedente, que faria 40 anos neste dia 23, é River Phoenix. Irmão mai velho de Joaquim Phoenix, morreu de overdose aos 23 anos.

É possível que muitos dos que já tem 30 anos ou mais o tenham visto sem ligar o filme à pessoa. Em 1985, foi o pequeno gênio que desenvolveu uma nave espacial em Viagem Ao Mundo dos Sonhos. Um ano depois, em Conta Comigo, clássico da Sessão da Tarde, interpretou um dos garotos que encara uma jornada de autoconhecimento ao procurar o corpo de um jovem desaparecido. Vieram alguns papéis menores em bons longas, como o integrante de uma equipe de espionagem comandada por Robert Redford no divertido Quebra de Sigilo e o jovem Indiana Jones no terceiro exemplar da série do arqueólogo aventureiro. O titular do personagem, Harrison Ford, foi quem sugeriu a Spielberg que contratasse River Phoenix.


A curta carreira rendeu dois grandes momentos ao ator. Um deles foi O Peso do Passado, em que foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante. O outro foi o drama Garotos de Programa, filme de Gus Van Sant em que contracena com Keanu Reeves, que se tornou um amigo.

Phoenix morreu em 31 de outubro de 1993 por causa de uma overdose, semanas antes de terminar o filme Dark Blood. Como muitas cenas importantes não haviam sido filmadas, o seu último longa-metragem não pôde ser lançado. Entre os trabalhos que não pôde assumir, estão Entrevista Com O Vampiro, no qual foi substituído por Christian Slater, e Eclipse de Uma Paixão, que ficou com Leonardo DiCaprio. O ator recebeu diversas homenagens em forma de canções de artistas como Rufus Wainwright e a banda R.E.M., mas um dos tributos foi ofertado ao astro ainda em vida. Milton Nascimento se emocionou ao ver o ator em A Costa do Mosquito, e escreveu uma canção para ele.




2 comentários:

  1. Renatão, o filme com DiCaprio é Eclipse de uma Paixão. O Diário é aquele com a gracinha da Rachel McAdams, baseado no best-seller do chororô, Nicholas Spark, sardonicamente sacaneado em "Apenas Amigos", com Ryan Reynolds e o pítel Amy Smart.

    E River, a pergunta que não me cala no momento é: o que diabos ele falaria sobre a recente porra-louquice do irmão?

    ResponderExcluir
  2. Grato pela correção, nobre Davi.
    Não sei o que River diria desse documentário produzido pelo Joaquim, que tem causado alvoroço antes mesmo de ser lançado. Todo mundo se pergunta se o cara está tirando sarro do público ou se I'm Still Here é um atestado de insanidade. Talvez River, que teria hoje 40 anos, pudesse ao menos responder isso.

    ResponderExcluir