terça-feira, 17 de agosto de 2010

Coleção Para Ele e Coleção para Ela

Imagine que você está em algum departamento de DVD e de repente pensa em dar uns filminhos pra pessoa amada. Mas pode ser que bata aquela indecisão... e de repende, pimba! Encontra dois boxes, de três títulos cada, cujo nome já diz tudo: Coleção Para Ele e Coleção Para Ela. Dá pra achar por R$ 29,90, quase 10 por título. Só faltava vir embrulhado pra presente.

É claro que não é bem assim. O que estas coleções fazem é apostar no estereótipo. Não que eles e elas não possam ter gostos diferentes. Uma cena muito bacana que ilustra isso está em Sintonia de Amor, quando homens e mulheres vão à lágrimas ao relembrar dos filmes mais marcantes, sendo que as emoções vem de longas distintos, mas igualmente importantes.





Estereótipos à parte,
o bom cinema, seja do tipo que for, pode vencer as barreiras, ao menos eventualmente. E é aí que estas coleções apresentam resultados bem distintos.

O box Para Ele tem, de cara, uma obra-prima de Brian De Palma, Os Intocáveis. Quatro Irmãos é um trabalho bastante competente de John Singleton, e talvez um dos melhores do cinema de ação do ano de 2005. Por fim, a coleção traz Uma Saída de Mestre, refilmagem de clássico filme de ladrões, Um Golpe à Italiana. Não é excelente, mas a produção caprichada e o elenco estrelado garantem bom divertimento.

Já a coleção Para Ela tem como o trabalho mais digno de nota o drama romântico Ghost - Do Outro Lado da Vida. É a história de um fantasma que não consegue ascender por ainda estar ligado à viúva. Depois, temos o dispensável Como Perder Um Homem em Dez Dias. A premissa é absurda, ainda que divertida: uma jornalista feminista precisa fazer um publicitário acabar com o relacionamento em dez dias, mesmo período em que ele precisa fazer a mulher se apaixonar por ele. A piada se desgasta rapidamente, e dá lugar aos velhos clichês do gênero. Por fim, vou evitar maiores comentários sobre o último título do box, E Se Fosse Verdade, história de um paisagista que se apaixona pelo fantasma da última proprietária do seu apartamento. Só vi algumas cenas e perdi a paciência.

A opinião de um homem sobre estes dois produtos certamente soaria tendenciosa. Assim, vamos dar uma espiada no IMDB, o onisciente banco de dados sobre cinema. Não que o site seja a voz da verdade, mas convido qualquer um a verificar as cotações dos usuários para cada título supracitado. Se você não quiser ter este trabalho de corno, não precisa. Estamos aqui pra isso.

A média das cotações de todos os filmes do primeiro box (7,23) é superior a do segundo (6,63). Poderia usar isso como uma evidência de que meu argumento é válido, "o Para Elas não presta", mas os homens votaram muito mais do que as mulheres, mesmo nas comédias românticas, o que compromete a estatística. Da mesma forma, não vamos nos deter ao grau de satisfação de cada box frente ao público-alvo - curiosamente, houve empate neste sentido, com a avaliação média dos filmes pelos homens (7,23) levemente maior que a das mulheres (7,2). Em vez de tudo isso, confira o grau de satisfação que elas teriam ao ver os filmes do box para eles, e vice-versa. Curiosamente, a coleção Para Eles fez mais sucesso entre elas! Média de 7,46, acima dos 7,2 da marmanjada. Já os títulos do box Para Elas tiveram pontuação de 6,63 para os homens, bem abaixo dos 7,2 da avaliação das garotas.

Nada contra alguém gostar de um filminho açucarado, mas a Paramount tem exemplares melhores deste tipo que poderiam estar na caixa. Algumas obras da companhia que respeitam o estereótipo incluem Titanic, Frankie & Johnny e vários clássicos com
a atriz Audrey Hepburn, a exemplo de Bonequinha de Luxo, Sabrina, e A Princesa e O Plebeu.

Trocando em miúdos: Se quiser presentear a pessoa amada com a caixa Para Ela, cuidado para não dormir quando for convidado a vê-los. Mas se for adquirir o box Para Ele, a noite vai ser boa. De tudo vai rolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário