terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coco Chanel & Igor Stravinsky


Coco Chanel & Igor Stravinsky (Chanel Coco & Igor Stravinsky, França, 2009). Direção de Jan Kounen. Com Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Yelena Morozova, Natacha Lindinger, Grigori Manukov, Radivoje Bukvic.


Renato

A vida da estilista francesa Coco Chanel ganha as telas do cinema pela terceira vez em um espaço de três anos. Os trabalhos anteriores foram um telefilme estrelado por Shirley McClaine e o outro, mais famoso, teve à frente Audrey Tatou. Pessoas ilustres são candidatas naturais para cinebiografias, mas mesmo uma história de vida com elementos dramáticos interessantes pode não ganhar um filme à altura. Coco Chanel & Igor Stravinsky se enquadra nesta categoria.

Como o título já entrega, a produção dá conta de um suposto caso da artista com o notável músico Igor Stravinsky. Ele passa por dificuldades e Chanel, admiradora da obra do compositor russo, o convida a morar na própria casa na França com a mulher e os quatro filhos. A paixão entre os dois se instaura, mas o filme é morno. O melhor momento é justamente o menos explorado: o conflito que se estabelece entre a frágil esposa de Stravinsky e a toda-poderosa estilista. Interpretada com delicadeza por Yelena Morozova, Katarina é uma esposa resignada, que sofre pela notória falta de amor, condição ainda mais angustiante por ter como rival um monumento do universo feminino.

Anna Mouglalis lidera o elenco como uma Chanel sexy, segura, hedonista e por vezes cruel. Já Mads Mikkelsen, visto recentemente em Fúria de Titãs, compõe um Stravinsky extremamente contido, recurso  que acaba sendo excessivo e torna mais difícil para o espectador perceber momentos de grande frustração do personagem. De todo modo, o filme vale pela oportunidade de ver em cena a interpretação de um mestre da música que, em ocasiões anteriores, foi retratado pela sétima arte apenas em papéis coadjuvantes.

Nota: 6,0 (de dez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário