terça-feira, 10 de agosto de 2010

À Prova de Morte


À Prova de Morte (Death Proof, EUA, 2007). Direção de Quentin Tarantino. Com Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Eli Roth


Renato

À Prova de Morte integra o projeto Grindhouse, parceria de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. A idéia é bem interessante: recriar, em dois longas, a experiência setentista de assistir filmes de segunda em cinemas de terceira. As imagens simulam defeitos de rolos desgastados e remendos típicos dos que eram feitos nas fitas da época. Isso gerou até alguma confusão. Anos atrás, quando estreou Planeta Terror, segmento comandado por Rodriguez, as salas de exibição em Salvador chegaram a ter problemas com alguns espectadores desavisados.

Por falar em Planeta Terror, vale destacar que a qualidade de À Prova de Morte está anos-luz além do seu irmãozinho. Tarantino tem mais prudência e não tenta sustentar o filme com a brincadeira. Ok, há referências fartas à violência que caracterizou o exploitation dos anos 70, especialmente ao clássico Faster, Pussycat! Kill! Kill!. Mas também há bom cinema e cenas bem interessantes, quase todas envolvendo o dublê psicótico vivido por Kurt Russell em perseguições a mulheres indefesas. Não que todas sejam vítimas tão fáceis, como ele vai perceber.

Foi uma surpresa quando as salas de cinema anunciaram a exibição de À Prova de Morte, que ainda estava inédito no Brasil, quase três anos depois de filmado. Em tempos de internet rápida, com torrents e sites de compartilhamento, era de se esperar que o longa de Quentin Tarantino fosse lançado em terras tupiniquins diretamente em DVD. Quem sabe, são os efeitos positivos do sucesso de Bastardos Inglórios, mais novo filme do diretor.

Nota: 7,0 (de dez)



Nenhum comentário:

Postar um comentário