quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sean Connery - 80 Anos





A chamada época de ouro de Hollywood vive em gente como Sean Connery. É possivelmente o intérprete preferido entre todos os que já deram vida ao agente James Bond. Participou do filme de guerra O Mais Longo dos Dias, com John Wayne. Atuou em uma das muitas obras-primas de Alfred Hitchcock, Marnie - Confissões de Uma Ladra. Fez par romântico com Audrey Hepburn em Robin e Marian. O termo envelhecer como vinho se aplica bem ao homem, que tornou-se pai do Indiana Jones e levou um Oscar de coadjuvante na pele de Jim Malone em bela atuação no espetacular Os Intocáveis. É verdade que ele vestiu uma roupa ridícula em Zardoz, mas todo mundo tem um podre.

É uma pena vê-lo aposentado das telonas, que perdem a elegância e a ironia fina do escocês de 80 anos. Mais lamentável ainda é saber que um ator deste calibre tem como derradeiro filme aquela atrocidade chamada A Liga Extraordinária. O sujeito merecia coisa melhor. Como parece que a aposentadoria é pra valer, o BF apresenta aqui 10 dos melhores filmes com Sean Connery.




O Nome da Rosa (The Name of Rose, Itália/França/Alemanha Ocidental, 1986). Direção de Jean-Jacques Annaud. Com Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin, Ron Perlman, F. Murray Abraham. Um monge com extraordinárias habilidades detetivescas, acompanhado de um noviço, vão investigar uma série de mortes em um mosteiro italiano. Adaptação da obra de Umberto Eco.



Encontrando Forrester (Finding Forrester, EUA, 2000). Direção de Gus Van Sant. Com Sean Connery, Rob Brown, F. Murray Abraham, Anna Paquin, Busta Rhymes, Michael Pitt, Michael Nouri. Muitos apostavam que Connery finalmente ganharia seu primeiro Oscar de Melhor Ator por este drama sobre a amizade entre um premiado escritor e um talentoso estudante do Bronx. Frustração: Connery sequer foi indicado.

Os Intocáveis (The Untouchables, EUA, 1987) Direção de Brian DePalma. Com Kevin Costner, Sean Connery, Charles Martin Smith, Andy Garcia, Robert De Niro, Richard Bradford, Jack Kehoe, Brad Sullivan, Billy Drago, Patricia Clarkson. Obra-prima do maior discípulo de Hitchcock, Brian DePalma. O escocês conseguiu o único Oscar da carreira, na categoria Ator Coadjuvante, na pele de um policial veterano que serve de guru para Elliot Ness.



Marnie - Confissões de Uma Ladra (Marnie, EUA, 1964) Direção de Alfred Hitchcock. Com Tippi Hedren, Sean Connery, Diane Baker, Martin Gabel, Louise Latham. Connery se apaixona por uma cleptomaníaca e, mesmo sabendo o perigo que ela oferece, se empenha em desvendar o que está por trás do comportamento da mulher.

A Rocha (The Rock, EUA, 1996) Direção de Michael Bay. Com Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris, John Spencer, David Morse, William Forsythe, Michael Biehn, Vanessa Marcil, John C. McGinley, Tony Todd, Claire Forlani. De longe, a melhor coisa já dirigida pelo desastroso Michael Bay. Sean Connery é um o único homem que conseguiu escapar de Alcatraz, o que o torna o mais habilitado para conduzir uma força-tarefa que precisa invadir o local, onde um militar rebelado mantém perigosas armas químicas e reféns.




Corações Apaixonados (Playing by Heart, Reino Unido/EUA, 1998). Direção de Willard Carroll. Sean Connery, Gena Rowlands, Angelina Jolie, Dennis Quaid, Ellen Burstyn, Gillian Anderson, Madeleine Stowe, Ryan Phillippe, Anthony Edwards, Jay Mohr, Michael Emerson. O astro e Gena Rowlands fazem um casal que passa a limpo o casamento de décadas em uma noite. Várias tramas paralelas envolvendo outros personagens vão desembocar em um encontro, meio na linha Simplesmente Amor.

007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, Reino Unido, 1962) Direção de Terrence Young. Com Sean Connery, Ursula Andress, Joseph Wiseman, Jack Lord, Bernard Lee. Se você desconsiderar uma obscura produção televisiva dos EUA, este será o primeiro filme desdicado ao agente 007, e o primeiro a apresentar o mais famoso intérprete.



O Homem Que Queria Ser Rei (The Man Who Would Be King, Reino Unido/EUA, 1975). Direção de John Huston. Com Sean Connery, Michael Caine, Christopher Plummer, Saeed Jaffrey, Doghmi Larbi. Connery e Michael Caine são dois ex-soldados britânicos que caem na mordomia quando um deles é confundido com uma divindade.

Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, EUA, 1989). Direção de Steven Spielberg. Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix. Reza a lenda que Spielberg criou Indiana Jones por que não pode fazer filmes de James Bond. Daí chamar o mais notório intérprete do agente secreto para viver o pai do famoso arqueólogo. A química com Harrisson Ford é perfeita.

Robin e Marian (Robin and Marian, EUA, 1975). Direção de Richard Lester. Com Sean Connery, Audrey Hepburn, Robert Shaw, Richard Harris, Nicol Williamson, Denholm Elliott, Kenneth Haigh, Ian Holm. Uma versão mais madura do lendário herói das florestas de Sherwood, vale especialmente por ver Connery contracenar com uma das maiores damas da sétima arte, Audrey Hepburn.





Nenhum comentário:

Postar um comentário