sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lista: 15 Filmes de Terror

Sexta-feira 13 não poderia render outra coisa. Pela primeira vez, os mentecaptos e mentecaptas do Blog - O Filme se reuniram para dar pitacos conjuntos - desta vez, sobre o que você deveria levar para uma sessão de filmes de horror.




1 - O Sexto Sentido (The Sixth Sense, EUA, 1999). Roteiro elegante e um final que foi como um tapa na cara do espectador. O filme deslanchou a carreira do diretor M. N. Shyamalan, e traz Bruce Willis como um psicólogo infantil que ajuda um menino capaz de falar com os mortos. A frase I See Dead People se tornou a 44º entre as cem melhores do cinema, de acordo com o American Film Institute.



2 - O Exorcista (The Exorcist, EUA, 1973). Talvez a sobriedade do filme de William Friedkin tenha dado a este clássico um tom de realismo que o tornou ainda mais perturbador. Max Von Sydow, o ator preferido de Ingmar Bergman, deixa o xadrez contra A Morte em O Sétimo Selo para encarar o próprio demônio. Ele interpreta um padre que tenta arrancar o tinhoso de uma menina de 12 anos. Primeiro longa-metragem de terror indicado ao Oscar de Melhor Filme.

3 - Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist, EUA, 1982). Tobe Hopper já era um diretor conhecido por O Massacre da Serra Elétrica quando filmou este filme sobre uma família assombrada por espíritos. Mas há quem diga que o cineasta estava tão chapado que o produtor, Steven Spielberg, acabou assumindo uma grande quantidade das cenas. Teve duas sequências e ganhou uma mórbida notoriedade pelo fato de que a cada longa-metragem, uma pessoa do elenco morreu. A última foi a pequena atriz principal.



4 - O Chamado (Ringu, Japão, 1998). Um dos trabalhos que consolidou o Japão como país produtor de bons filmes de horror. Uma repórter descobre que a exibição de uma misteriosa fita leva o espectador a morrer em sete dias. O trabalho ganhou uma refilmagem nos Estados Unidos, que é quase uma tradução do original, contendo praticamente a mesma sequência de cenas.

5 - A Bruxa de Blair (Blair Witch Project, EUA, 1999). Os filmes em primeira pessoa não eram exatamente uma novidade, mas este aqui adicionou um elemento importante: foi um dos mais bem-sucedidos mockumentários - a grosso modo, documentários de mentirinha. As imagens mostram três jovens que fazem um filme com uma câmera amadora sobre uma bruxa que estaria aterrorizando uma cidadezinha. É quando eles têm a péssima idéia de acampar na floresta pra tentar encontrar a dita cuja.

6 - Psicose (Psycho, EUA, 1960). Uma das mais conhecidas obras-primas do mestre Alfred Hitchcock, deixou os espectadores com o coração na mão ao matar um personagem importante ainda na primeira metade do filme. Anthony Perkins interpreta o dono de um hotel de beira de estrada que passa a se interessar por uma jovem não muito inocente. O rapaz é atormentado pela figura materna, sendo que um fato sinistro está por trás desta relação.



7 - O Iluminado (The Shining, Reino Unido/EUA, 1980). O filme de Stanley Kubrick ainda hoje é reverenciado por um sem-número de fãs. A trama mostra um escritor frustrado que aceita trabalhar como zelador em um enorme hotel, para onde se muda com a família. O autor do livro que deu origem ao filme, Stephen King, fez várias declarações de que o longa-metragem não segue a dinâmica da obra literária, sendo carregado pelo perfeccionismo e modus operandi do cineasta.

8 - REC (REC, Espanha, 2007). Lembrando o cinema em primeira pessoa de A Bruxa de Blair e Cloverfield, este trabalho mostra uma jornalista e seu cameraman às voltas com uma reportagem sobre um grupo de bombeiros. Eles acompanham sua rotina durante uma noite em que recebem um pedido de socorro, e chegam a um prédio onde coisas estranhas estão em curso.



9 - Extermínio (28 Days Later, Reino Unido, 2002). O diretor Danny Boyle faz uma releitura dos filmes de mortos-vivos de George Romero, transportando a trama em tom apocalíptico para uma Londres decadente. O filme trabalha com uma variação mais veloz de desmortos, os chamados zumbis 2.0, que são capazes de correr e dar mais trabalho aos mocinhos. Filmado em câmera digital.

10 - A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 1981). Violento, sanguinolento, sádico e premiadíssimo. Cinco jovens chegam a uma casa isolada no meio de uma floresta e, sem querer, libertam uma poderosa força do mal. Estréia do cienasta Sam Raimi, que viria a ser o diretor da trilogia Homem-Aranha, mostra que a criatividade pode compensar a falta de grana. O escritor Stephen King é um dos fãs deste trabalho.



11 - Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, Reino Unido/EUA, 1981). É fantástico que, mesmo hoje, a cena da transformação do mocinho em sua contraparte lupina imponha tanto respeito. É uma sequência perturbadora que teve à frente o maquiador Rick Baker. Ponto alto da carreira do diretor John Landis, hoje um tanto sumido.

12 - A Mosca (The Fly, EUA, 1987). O martírio de um cientista que passa a lentamente se transformar em algo pavoroso. Pode parecer filme B, pode parecer Kafka, mas é Cronnenberg, ainda na sua fase de nojeiras.



13 - Coração Satânico (Angel Heart, EUA, 1987). Inusitado filme de terror noir. Mickey Rourke, muito antes de se brutalizar, estrela o longa-metragem como um detetive contratado por um Robert De Niro assustador para desvendar o paradeiro de um músico.

14 - Atividade Paranormal (Paranormal Activity, EUA, 2007). Mais um trabalho de horror em primeira pessoa que fez muito sucesso. Um casal passa a filmar os eventos estranhos em uma nova casa, incluindo o quarto onde dormem, para tentar descobrir com o que estão lidando.



15 - Sexta-Feira 13 (Friday The 13th, EUA, 1980). Há um ótima referência a este filme em uma das melhores cenas de Pânico. Um assassino misterioso faz uma pergunta-pegadinha sobre este que foi o primeiro longa a apresentar o pesadelo que espera pelos jovens libidinosos em Crystal Lake. Detalhe para um Kevin Bacon em começo de carreira.



2 comentários:

  1. Comprei hoje Um lobisomem americano em Londres por 12,90 na Saraiva! E a data do filme ali em cima está errada, ele é de 1981, onde você encontrou 2002?!

    ResponderExcluir