domingo, 8 de agosto de 2010

Lista: Dez Filmes Sobre Pais

Boa parte dessa relação de filmes que abordam a relação entre pais e filhos se enquadra na narrativa da reconciliação. Mas o primeiro vai na categoria "inspiração", mesmo.




O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird, EUA, 1962): Um advogado viúvo se desdobra entre a criação dos dois filhos e a defesa de um homem negro acusado de estupro. A trama é apresentada pelo ponto de vista da filha mais velha. O bondoso personagem Atticus Finch valeu um Oscar a Gregory Peck.




Kramer Vs Kramer (EUA, 1979): Dustin Hoffman é um workaholic que precisa se virar pra cuidar sozinho do filho quando a mulher vai embora, no auge da insatisfação com o casamento. 4 Oscars, um deles para Hoffman, outro de coadjuvante para Meryl Streep, que vive a esposa.

Meu Pai, Uma Lição de Vida (Dad, EUA, 1989): O princípio é o mesmo, mas agora o viciado em trabalho é o filho, vivido por Ted Danson, que volta pra casa depois de anos. Ele interrompe a agenda de compromissos para cuidar da mãe, e descobre que é seu pai, interpretado por Jack Lemmom, quem mais precisa de ajuda.




A Grande Viagem (Le Grand Voyage, França/Marrocos, 2004): Um jovem que vive na França se vê obrigado a levar o pai em uma viagem à Meca, mesmo sem compartilhar da visão religiosa que envolve a jornada. No caminho, procuram analisar um ao outro, sem saber se poderão se reaproximar.

As Chaves de Casa (Le Chiavi di Casa, Itália, França/Alemanha, 2004): Um rapaz encontra pela primeira vez o filho a quem abandonou depois do parto traumático, que matou a mãe e deixou a criança com problemas físicos e mentais. Ele acompanha o menino, criado pelos tios, em sua viagem anual a um hospital de reabilitação.




Estamos Todos Bem (Stanno Tutti Bene, Itália/França/EUA, 1990): Os filhos do idoso representado por Marcello Mastroianni anunciam o cancelamento de um encontro anual que costumam fazer com o pai. Ele resolve então arrumar as malas e fazer uma visita surpresa a cada um deles, mas acaba se surpreendendo com as vidas que tem levado. Houve uma refilmagem recente, com Robert De Niro no papel principal.

Um Longo Caminho (Qian li zou dan qi, Hong Kong/China/Japão, 2005): Um homem solitário, pai de um cineasta que está morrendo, resolve ir à China para gravar um documentário que o filho queria dirigir, como forma de fazer as pazes.



Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, EUA, 2003): Nos últimos dias de vida de Ed Bloom, o filho tenta separar o que é verdade e o que é ficção nas histórias contadas pelo pai. Disparado, o melhor trabalho de Tim Burton. Ewan McGregor e Albert Finney, que se parecem bastante, se revezam entre as fases jovem e idosa do personagem.

Nove Meses (Nine Months, EUA, 1995): Aqui, o que está em questão é a pré-paternidade, por assim dizer. Hugh Grant assume o papel de um psiquiatra infantil que vê seu mundo virar do avesso com a notícia de que a namorada está grávida. Engraçadinho.



O Pai da Noiva (Father of the Bride, EUA, 1950): Spencer Tracy interpreta o pai da exuberante Elizabeth Taylor, que está de casamento marcado. Cabe a ele, que sente que perderá a filha, organizar o evento. Clássica comédia dirigida por Vincente Minelli, refilmada nos anos 90.



Nenhum comentário:

Postar um comentário