terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Epidemia


A Epidemia (The Crazies, 2010). Direção de Breck Eisner. Com Timothy Olyphant, Radha Mitchell, Joe Anderson, Danielle Panabaker, Christie Lynn Smith, Brett Rickaby.



Renato

A população de uma cidadezinha do estado do Iowa começa a viver um pesadelo quando, subitamente, cidadãos pacatos tornam-se homicidas enlouquecidos. O xerife é o primeiro a se dar conta da gravidade da situação, mas não consegue impedir que o caos se agrave de forma acelerada. A luta para sobreviver se torna mais difícil pelo fato de que as pessoas mais próximas a ele podem também estar contaminadas. Você certamente já viu esse filme antes.

A Epidemia é parente próximo de obras como Fim dos Tempos, Invasores de Corpos e um sem-número de filmes de mortos-vivos, pouco acrescentando a quem já viu algum destes títulos. O longa se desenrola até com alguma competência, mas sem ousar. Os personagens se limitam a ser apenas a mulher ou o subordinado do xerife, sem qualquer outro atrativo. O melhor fica por conta de algumas sequências de ação que funcionam bem, como um assassinato em série dentro de um complexo militar e uma violenta luta dentro de uma casa não tão abandonada. O pior é o final convencional e uma desnecessária sequência de explicações sobre a natureza do problema, em uma rodovia.

É curioso como alguns roteiristas parecem ter esquecido que o maior medo que alguém pode ter, normalmente, é daquilo que não conhece. Em 1968, quando George Romero brindou o cinema de horror dirigindo A Noite dos Mortos-Vivos, dispensou maiores explicações e deixou a imaginação do espectador trabalhar. Cinco anos depois, fez O Exército do Extermínio e pôs as cartas na mesa. Coincidência ou não, o longa não foi lá a maior obra da carreira do cineasta. Ao refilmar o obscuro clássico com este A Epidemia, o diretor Breck Eisner poderia ter se dado ao luxo de fazer diferente.

Nota: 5,0 (de dez)







Nenhum comentário:

Postar um comentário