domingo, 18 de setembro de 2011

Coleção Hitchcock


Uma das coisas que se diz a respeito de Hitchcock, com toda a razão, é que ele é um daqueles gênios que conseguem bater a marca de dez obras-primas presentes na própria filmografia. Talvez por isso a Universal não encontrou problemas com a seleção de títulos para as caixas da Coleção Hitchcock. Os dois primeiros volumes já são prato cheio para o cinéfilo, reunindo obras com custo cerca de 35% menor em relação à compra de cada filme em separado.

O primeiro box tem como elo fraco da corrente
Topázio, thriller de espionagem que o próprio Hitch desgostou. Mas o resto compensa, a começar por Janela Indiscreta, filme frequentemente estudado e que traz a história de um sujeito que presencia o que parece ter sido um assassinato em um apartamento próximo. O protagonista é vivido pelo mesmo James Stewart que comparece em O Homem que Sabia Demais, com Doris Day em remake de um filme que o mesmo diretor lançou em 1934. Completando, Os Pássaros, um dos mais conhecidos longas do diretor, estrelado por Tippi Hedren, uma das poucas atrizes que tiveram vez em mais de um filme dele.

A segunda coleção é ainda melhor. James Stewart comparece outra vez no espetacular Festim Diabólico, sobre dois jovens assassinos que desafiam o professor a identificar o crime ocorrido dentro de um apartamento onde ocorre uma festa de aniversário. Um Corpo que Cai é uma obra bem associada ao tom psicológico típico do autor, que filma um intrigado Stewart que se envolve com a sósia perfeita de um amor do passado. O segundo volume traz ainda Frenesi, um dos últimos trabalhos do cineasta, que comandou ainda outro clássico presente no box, Psicose. Aquele mesmo da mulher gritando no chuveiro.

O unico lamento a respeito das duas caixas é que fazem uma seleção muito acentuada dos filmes consagrados de Hitchcock. Entre os oito títulos, o mais velho é o maravilhoso Festim Diabólico, de 1948. Mas o mestre do suspense tem toda uma gama de longas que são considerados lado B não por falta de qualidade, mas pela força descomunal das várias outras produções que ele dirigiu em seguida. Intriga Internacional, Marnie e O Homem Errado empalidecem trabalhos da fase muda e inglesa, como a primeira versão de O Homem Que Sabia Demais e A Estalagem Maldita, mas estes últimos merecem ter a um lugar em qualquer conjunto do tipo, por sinalizarem a evolução e dominio formal de um artista superior.










Nenhum comentário:

Postar um comentário