segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Garota da Capa Vermelha


A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, EUA/Canadá, 2011) Direção de Catherine Hardwicke. Com Amanda Seyfried, Michael Hogan, Shiloh Fernandez, Max Irons, Gary Oldman, Michael Shanks, Lukas Haas, Billy Burke.


R Dantas

Amanda Seyfried
faz parte daquele seleto grupo de mulheres que faz com que questionemos os critérios para distribuição de beleza no mundo. A moça tem estado em muitos filmes nos últimos tempos, alguns bons como O Preço da Traição, outros bobos e esquecíveis como Cartas para Julieta e aqueles dos quais você deve fugir sem olhar para trás. A Garota da Capa Vermelha, uma livre adaptação de Chapeuzinho Vermelho, faz parte dessa última categoria.

A história se passa em uma aldeia que é aterrorizada por um lobisomem há séculos. Existe uma trégua entre os humanos e a besta, que é quebrada quando uma moça - irmã de Valerie, Amanda Seyfried - é encontrada morta. Padre Solomon, o querido Gary Oldman, é um exterminador das criaturas e também um religioso fanático que informa aos incautos habitantes que um dos aldeões é o animal. Intrigas e suspeitas se instalam e, em sua jornada, o padre comete assassinatos e outras brutalidades em busca de livrar as pessoas da maldição. No meio do frenesi, Valerie ainda acha tempo para namorar Peter às escondidas e ficar noiva – contra sua vontade - de Henry.

Há uma cena em que Valerie esconde uma faca na canela, veja bem, na CANELA, Henry levanta a saia da moça até a VIRILHA pra pegar a faca. Há muitas outras cenas como essa. Se você quiser ver Seyfried com pouca roupa, veja O Preço da Traição, um bom filme com Julianne Moore e Liam Neeson.

Voltando ao lobisomem, durante a lua sangrenta, que só acontece a cada 13 anos, quem for mordido está amaldiçoado.

ALERTA DE SPOILER


É claro que o filme se passa durante a lua sangrenta, é claro que as pessoas repetem isso o tempo todo, é claro que Valerie é a moça que a besta quer e é claro que o lobisomem é o pai dela. Poupe duas horas de sua vida, vá ver qualquer outra coisa.

O fato é que A Garota da Capa Vermelha tinha um certo potencial. Se Terry Gilliam tivesse dirigido, talvez tivéssemos um filme mais rico e sombrio ou até mesmo divertido como Os Irmãos Grimm. Mas quem dirigiu foi Catherine Hardwick, a culpada pelo primeiro filme da saga Crepúsculo, e é impossível não perceber que ela é mestra em agradar as meninas adolescentes: rapazes fortes, bonitos e românticos – temos até mesmo dois varões disputando o amor de uma só moça -, cenas de sexo implícito, bocas entreabertas e paixão arrebatadora.

O filme é baseado no livro de Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson, esse último também responsável pelo roteiro, a obra entrou na lista de mais vendidos do The New York Times.

É Hollywood, mais uma vez, apostando – e ganhando* - na crença do amor romântico.




*A revista Preview deu 4 estrelas – de 5 – para o filme. Informação de Renato Cordeiro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário