sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Grandes franquias do horror

Sempre à procura de desculpas esfarrapadas, o BF aproveita a estréia de Premonição 5 para lembrar de algumas das grandes franquias do cinema de horror. Algumas melhores, outras piores, quase todas descaradamente tentando em algum momento lançar novos capítulos só pra arrancar seu dinheiro. E não é que dá certo?




À Meia-Noite Levarei Sua Alma, 1963
O maior nome do terror tupiniquim, José Mojica Marins, deu vida e morte ao personagem Zé do Caixão neste longametragem cascagrossa e premiado. A franquia do psicopata sádico e tarado teve como mais novo exemplar o filme Encarnação do Demônio, do mesmo diretor do curta Amor Só de Mãe.

A Noite dos Mortos-Vivos, 1968
O filme que traumatizou irreversivelmente os chamados filmes de zumbi, de tal forma que George Romero acabou sendo considerado o pai do gênero. Na verdade, ele definiu as bases, como as contaminações por mordidas, as metáforas sociais e as situações de confinamento diante de um apocalipse de desmortos. Ótimo como idéia, não tanto quanto cinema. Teve cinco continuações, dois remakes e várias imitações.



O Exorcista, 1973
Se as duas sequências do filme de William Friedkin não superaram o original, o conturbado prequel foi ainda pior. De tão insatisfatório, o longa de Paul Schrader foi engavetado quando já estava pronto, e resolveram refazer o filme inteirinho, agora sob comando de Renny Harlin, o mesmo de A Hora do Pesadelo 4. A emenda foi considerada pior que o soneto, e as duas versões não se destacaram nem no mercado de DVD's.

O Massacre da Serra Elétrica, 1974
O filme sobre uma família de psicopatas teria feito Tobe Hooper deslanchar a carreira de cineasta, que acabou indo ao fundo do poço gradualmente. Teve três sequências, sendo que o quarto capítulo, O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno, tem cara de ser a maior bomba do século, com direito a pagação de micos dos então desconhecidos Renée Zellweger e Matthew McConaughey. Houve ainda um remake e um prequel.



A Profecia, 1976
Gregory Peck adota uma criança e acaba levando o capeta pra casa. Trilha poderosa de Jerry Goldsmith, lendas sobre uma maldição que explicaria tragédias ocorridas com os responsáveis pelo filme e engenhosas cenas de morte que lembram bastante uma franquia posterior, Premonição. Teve três sequências cada vez piores e um remake em 2006.

Halloween - A Noite do Terror, 1978
O psicopata silencioso, sobrenatural e mascarado Michael Myers é ainda hoje apontado por alguns como uma cópia do Jason Vorhees de Sexta-Feira 13, embora o assassino de Crystal Lake só tenha chegado aos cinemas dois anos depois. O filme de John Carpenter revelou Jamie Lee Curtis, além dos seios da atriz que se tornou musa dos fãs do horror. Teve sete continuações e um remake dirigido por Rob Zombie.



Evil Dead - A Morte do Demônio, 1981
Com pouco dinheiro, muito sangue e criatividade, o produtor Robert Tapert, o diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell fincaram os nomes no cinema de horror ao contar a história de cinco amigos que são possuídos por forças demoníacas em uma cabana isolada no Tennessee. Premiado e cultuado, revelou o cineasta que assinaria Homem-Aranha e arrancou elogios de uma autoridade em terror, Stephen King. Teve duas sequências, sendo Evil Dead 2 um terror mais cômico e Army of Darkness um intrigante pastelão.

Sexta-Feira 13, 1981
A cinessérie sobre o assassino de Crystal lake é provavelmente a mais longeva e prolífica do cinema de horror: teve nove sequências, com mais baixos que altos. Os capítulos seis e nove são os melhores, enquanto Jason X é tão ruim que entrou no seleto grupo dos filmes que não consegui assistir até o final. Já o remake é bacana, assim como o crossover Freddy Vs Jason. Curiosidade: Kevin Bacon, antes da fama, é um dos jovens que correm perigo em Crystal Lake, no primeiro filme.



Poltergeist - O Fenômeno, 1982
O segundo filme mais conhecido do diretor de O Massacre da Serra Elétrica, ainda que haja rumores de que Tobe Hooper estava tão drogado nos sets que o próprio produtor Steven Spielberg arregaçou as mangas e comandou a maior parte do longa. Teve duas continuações e ainda hoje a franquia é conhecida como "maldita", já que depois de cada capítulo, morriam algumas pessoas do elenco. Drew Barrymore deve ter ficado feliz por não ter conseguido o papel da menininha que é protagonista dos filmes.

A Hora do Pesadelo, 1984
Filme que tirou o sono de muita gente nos anos 80. O longa traz a história de um assassino que ressurge como um tipo de espírito capaz de invadir os sonhos dos jovens da Rua Elm e matá-los de formas horripilantes. Robert Englund ficou marcado no papel de Freddy Frueger. Curiosidade: primeira aparição de Johnny Depp no cinema. Teve seis sequências, um remake e um crossover, o filme Freddy Vs Jason, no qual o sujeito enfrente o monstro de Sexta-Feira 13.



Reanimator - A Hora dos Mortos Vivos, 1985
O longa de Stuart Gordon adapta a história de H.P. Lovecraft. O estudante de medicina Herbert West busca derrotar a morte e desenvolve um soro capaz de reanimar os mortos, o que torna a vida do seu colega Dean Cain um inferno. Teve uma continuação razoável e bem mais gore em 1990, com direção de Brian Yuzna, e um terceiro exemplar, absolutamente ruim.

Hellraiser - Renascido do Inferno, 1987
A adaptação dos quadrinhos de Clive Barker tratam de uma caixa mágica que é uma tenebrosa caixinha de surpresas, abrindo uma passagem para que demônios sádicos conhecidos como cenobitas entrem em nosso mundo. Sete sequências foram produzidas, nenhuma com a repercussão do original.



Pânico, 1996
Autorreferência é o forte deste filme que fez o diretor Wes Craven deixar de ser conhecido apenas como o diretor de A Hora do Pesadelo. Um psicopata mascarado mata jovens utilizando elementos clássicos dos filmes de horror. Em 2011, chegou às telas o quarto longametragem da série e, apesar das boas críticas, teve passagem discreta nos cinemas.

Premonição, 2000
Um rapaz percebe presságios de um acidente aéreo e acaba evitando que alguns colegas se tornem vítimas da tragédia. A morte não deixa barato e começa a dar seus pulos pra levar todos pro caixão. Mortes criativas e bom ritmo no filme que iniciou uma série de longas, no mínimo, irregular. A franquia teve quatro continuações e não deve terminar tão cedo.

Jogos Mortais, 2004
Sadismo, sangue e jogos doentios dão o tom do filme que apresentou o psicopata Jigsaw, um sujeito que tem uma visão muito particular do que é um discurso motivacional para quem não anda aproveitando a vida. Teve nada menos que seis sequências, quase uma por ano, tendo a mais recente recebido o título Jogos Mortais - O Final. Difícil acreditar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário