terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um Mundo Perfeito


Um Mundo Perfeito (A Perfect World, EUA, 1993) Direção de Clint Eastwood. Com Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern, T.J. Lowther, Keith Szarabajka, Leo Burmester.


Renato Cordeiro

Um Mundo Perfeito trata, em boa medida, da importância da paternidade em um mundo doente capaz de destruir um homem, desde cedo. O personagem de Kevin Costner é a expressão deste discurso. O foragido Butch Haynes atravessa o Texas levando consigo um menino que tomou como refém, Phillip, com quem passa a desenvolver uma amizade que denuncia as semelhanças entre os dois. O filme é explícito em mostrar que o bandido se importa com a criança de oito anos, mesma idade na qual Butch cometeu o primeiro assassinato. Enquanto é perseguido pela polícia, ele atravessa o Texas tentando fazer com que Phillip se divirta, afastando o peso dos acontecimentos. Diz ao garoto que ser um bom pai é a melhor coisa que um homem pode ser.

O outro núcleo da trama é encabeçado pelo xerife Red Garnett, vivido por Clint Eastwood em mais um daqueles papéis de homem durão à moda antiga. O sujeito tem como
contraponto a criminologista Sally Gerber, que integra a equipe no encalço de Haynes. Interpretada por Laura Dern, a mulher não se deixa intimidar ao passar a limpo a vida do foragido que carrega um passado turbulento, marcado pela infância vivida em um bordel onde a mãe trabalhava e em um reformatório para o qual foi enviado depois de roubar um carro. Tentando compreender as motivações do bandido, ela também descortinará para o público que o xerife Garnett tem razões pessoais para capturar Butch, havendo aí também uma relação criador-criatura.

O filme cresce ao longo da projeção, especialmente no terço final, que à medida em que avança, fica cada vez mais lento. Esta parte é basicamente dividida em dois cenários, partindo de uma casa onde o protagonista se revela em sua complexidade e ambiguidade moral, para o campo aberto onde a humanidade parece tão vívida quanto o verde que o cerca. O cineasta filma com ar contemplativo e melancólico, usando apenas o som dos pássaros e insetos do campo, quase sem trilha sonora.

Inicialmente, Clint Eastwood não atuaria no longametragem, mas o fez a pedido de Kevin Costner, que acabou dando um presente ao cinema e ao filme.
Um Mundo Perfeito vai desaguando em um clímax poderoso, um duelo frustrado e desarmado que coloca frente a frente, em um mesmo plano, dois atores-diretores responsáveis por Dança Com Lobos e Os Imperdoáveis, westerns fabulosos nos anos 90 sobre homens cansados de lutar.

Nota: 8,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário