sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Mais Citados no Facebook


Renato Cordeiro


Pulp Fiction e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain são os filmes preferidos dos meus amigos. É o que aponta uma experiência que realizei há dois dias, por pura falta do que fazer. Corri pelos perfis de facebook de 176 pessoas atrás de suas preferências em cinema, e contabilizei 427 filmes mencionados. A obraprima de Tarantino e o longa que eternizou a atriz Audrey Tatou abriram vantagem até sobre o monumento dirigido por Francis Ford Copolla, O Poderoso Chefão.

Não que a mera citação deste ou daquele longametragem seja uma representação fiel do quanto o amigo em questão foi cativado, mas o indicativo já valeria a curiosidade.
Metade dos meus amigos não tratou do assunto entre as informações pessoais. Em números mais precisos, 50,56%. A maior surpresa foi perceber que alguns cinéfilos que conheço até citaram gostos como música e programa de TV, mas não os cinematográficos. De modo geral, isso pode significar desde um desinteresse pela sétima arte até um interesse tão amplo que desencorajou aqueles com dificuldade em selecionar um punhado de nomes.

Entre os que preencheram o campo "filmes", constavam não apenas longas e diretores preferidos como também estúdios, países e gêneros, além de um evento (o DocBrazil Festival) e um blog (o Filmes com Legenda). A Pixar/Disney foi lembrada por quatro pessoas, e uma delas citou ainda a Sony Pictures Brasil. Entre os países, constam a cinematografia oriental, européia, italiana e "American & Different." Já as categorias comentadas foram comédia romântica, documentário, animação, filme noir e clássicos.

Alfred Hitchcock, Federico Fellini e Pedro Almodóvar são os preferidos entre os amigos que lembraram cineastas, levando quatro citações, cada um. Quentin Tarantino, Stanley Kubrick e Woody Allen vêm em seguida, com três. Lars von Trier segura o bronze com duas menções.

Uma necessária avaliação pessoal: não pude deixar de notar que muitos dos longas e diretores relacionados estão entre meus preferidos também. Um explicação possível é que as amizades que estabelecemos guardam uma certa comunhão de gostos. A relação dos 20 filmes mais citados vai abaixo, com o número de vezes em que apareceram.


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - 9
Pulp Fiction - Tempo de Violência - 9
O Poderoso Chefão - 7
Curtindo a Vida Adoidado - 6
Harry Potter (a cinessérie) - 6
Dirty Dancing - Ritmo Quente - 5
Kill Bill - 5
Laranja Mecânica - 5
A Origem - 5
Pequena Miss Sunshine - 5
Toy Story - 5
Shrek - 5
Cidadão Kane - 4
Clube da Luta - 4
Os Goonies - 4
Moulin Rouge - Amor em Vermelho - 4
Piratas do Caribe - 4
Sociedade dos Poetas Mortos - 4
Guerra Nas Estrelas - 4
Vicky Cristina Barcelona - 4

Menções honrosas: Tropa de Elite, 2001 - Uma Odisséia no espaço, Afônica (média-metragem), Alice No País das Maravilhas, Bahêa Minha Vida - O Filme, Bastardos Inglórios, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Closer, As Horas, O Labirinto do Fauno, Ladrões de Bicicleta, A Lista De Schindler, Magnólia, Rei Leão, O Senhor dos Anéis, Star Trek, Up, V De Vingança, Zeitgeist, Transformers.










Nenhum comentário:

Postar um comentário