quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Disney Adventures in Samba


Renato Cordeiro

Circulando em uma dessas livrarias megastore, escuto uma versão do tema de A Pequena Sereia em uma simpática versão em samba, cantada por Diogo Nogueira. "Nada mal", pensei, e só então fiquei sabendo desse CD e DVD lançados em janeiro de 2010, Disney Adventures in Samba. O álbum, claro, tinha que ter na capa o Zé Carioca, esse personagem criado pelo próprio Walt Disney nos anos 40, atendendo à política de boavizinhança dos Estados Unidos. É provável que muitos considerem João Gilberto como o embaixador da música brasileira na Terra do Tio Sam, mas ainda que a bossa nova tenha sido uma onda que bateu forte nos anos 60, as canções do baiano Dorival Caymmi e do mineiro Ary Barroso chegaram antes, na mala do papagaio. Com uma boa dose de estereotipia, Zé Carioca mostrou ao mundo músicas que entoaram filmes como Alô Amigos, de 1942, e Você Já Foi à Bahia?, de 1944.

Mas isso é devaneio. Vamos ao disquinho, que verdade seja dita, é até razoável, apesar de alguns pontos baixos, incluindo canções interpretadas por grandes bambas. You’ve Got A Friend In Me, de Toy Story, torna-se um sambinha leve e morno demais na faixa Amigo Estou Aqui, com voz de Jorge Aragão. Martinho da Vila preserva a dignidade, mas também não consegue salvar a versão de When You Wish Upon a Star, prejudicada pelo arranjo manjado que resulta em Estrela Azul. A novidade Pagode Disney, cantada por Arlindo Cruz, é engraçadinha, mas não passa muito disso. Alcione e Sylvinha se saem melhor com o tema de A Bela e a Fera, talvez mais pelo carisma das intérpretes.

A boa sacada é ouvir o Grupo Molejo dando a costumeira tônica irreverente para recriar a clássica
Eu Vou, tema de Branca de Neve e Os Sete Anões. Casuarina manda muito bem em Os Quindins de Yayá, uma das composições de Ary Barroso que aparecem no filme Você Já Foi à Bahia?, animação que toma emprestado o nome do clássico de Dorival Caymmi, presente no disco na voz de Margareth Menezes. Ela e Daniela Mercury, baianas que possuem histórias mais envolvidas com o axé e o sambarregae, dão conta de parte do repertório que escapa do samba partido alto que domina o CD. La Mercury entoa Na Baixa dos Sapateiros, também de Barroso, lembrado ainda com Aquarela do Brasil, interpretada por Alexandre Pires.

A seguir, as faixas de
Disney Adventures in Samba e um vídeo com o produtor do CD.

01. Aquarela do Brasil – Alexandre Pires
02. Na Baixa do Sapateiro (Bahia) – Daniela Mercury
03. Tico Tico no Fubá – Leci Brandão
04. A Estrela Azul (When You Wish Upon a Star) – Martinho da Vila
05. Você já foi à Bahia? – Margareth Menezes
06. Aqui no Mar (Under the Sea) – Diogo Nogueira
07. A Bela e A Fera (Beauty and the Beast) – Alcione e Sylvinha
08. Eu Vou (Heigh Ho) – Grupo Molejo
09. O Que Eu Quero Mais É Ser Rei (I Just Can’t Wait To Be King) – Exaltasamba
10. Somente o Necessário (The Bare Necessities) – Dudu Nobre
11. Supercalifragilisticexpialidoso – Ana Costa
12. Amigo Estou Aqui (You’ve Got A Friend In Me) – Jorge Aragão
13. Os Quindins de Yaya – Casuarina
14. Pagode na Disney – Arlindo Cruz
















Nenhum comentário:

Postar um comentário