terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade Paranormal


Atividade Paranormal (Paranormal Activity, USA, 2007). Direção de Oren Peli. Com Katie Featherston, Micah Sloat e outras pessoas bastante desconhecidas.


Bee

Sou fã confessa de filmes de terror. Morro de medo com vários, principalmente no cinema, que é um ambiente já favorável. Já machuquei namorados com apertões, arranhões, tapas bruscos em meio a sustos muitas vezes construídos de maneira simples, com música e imagens que aparecem do nada. Prefiro os suspenses, o terror psicológico e a tensão ao horror explícito cheio de sangue, carnes expostas e pedaços voando.

Dentre os filmes de terror que mais me amedrontam, os de fantasma e possessão demoníaca ganham disparados. Poltergeist, O Exorcista, O Sexto Sentido, todos são filmes que me apavoraram ao ponto de fechar os olhos em determinadas cenas. Sim, eu sou susceptível à construção de clima e sou um pouco impressionável.

É por isso que quando Atividade Paranormal acabou, eu dei graças aos céus por ter assistido de dia, durante um intervalo num dos meus plantões, sozinha no quarto, apenas na penumbra. Estava taquicárdica e acho que estava com os olhos um pouco arregalados. Se fosse de noite, acho que teria problemas para dormir, ou no mínimo, um sono agitado estaria garantido.

Nada como uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Partindo dessa premissa, Micah, o namorado de Katie, decide gravar estranhos fenômenos que vêm acontecendo à noite na casa que dividem. No estilo Bruxa de Blair, REC e Cloverfield, não há edição, trilha sonora, iluminação; existe apenas a câmera, os atores uma boa história.

O filme acompanha um espaço de tempo em que os fenômenos paranormais vão se intensificando lentamente, criando uma tensão adequada entre os personagens e no espectador. As descobertas sobre o que são na verdade os fenômenos e as tentativas de lidar com eles levam a trama a uma escalada dos mesmos de forma que os últimos minutos do filme são bastante perturbadores. O filme se desenrola narrativamente em uma linha reta ascendente, sem muitos sobes e desces.

Eu adorei.

Para assistir: no cinema, sessão corujão, e depois ficar insone por dois dias.

Frase do filme: Eu não comprei uma tábua Ouija, eu peguei uma emprestada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário