domingo, 26 de setembro de 2010

Diário de um Banana


Diário de um Banana (Diary of a Wimpy Kid, 2010, EUA) Direção de Thor Freudenthal. Com Zachary Gordon, Robert Capron , Rachael Harris, Steve Zahn, Chloe Moretz.


Arrafinha

Tentei começar essa resenha focando no filme e não nos livros, mas realmente não dá.
Diário de um Banana é uma trilogia escrita por Jeff Kinney e, como grande parte das novidades que fazem muito sucesso, eu havia torcido o nariz para o livro com título besta e desenhos toscos.

Felizmente, a nova estratégia das editoras é oferecer livrinhos amostra grátis com o primeiro capítulo da obra. Depois de ler a amostra, acabei comprando os dois primeiros livros da série. Pois bem,
Diário de um Banana é extremamente divertido, diversas vezes me peguei rindo alto com as bobagens do protagonista Greg Heffley, um esperto menino de 11 anos que acaba de entrar no ensino médio.

Greg está na difícil fase de querer se enturmar, mas considera os colegas ao redor um bando de imbecis. Além de ter que encarar o High School, prezar por sua imagem pública e ter que cuidar de sua integridade física e do amigo Rowley, ele é constantemente atormentado pelo irmão mais velho, um adolescente que usa maquiagem nos olhos.

Vamos ao filme então, está tudo lá. Igualzinho. Até os desenhos de Greg são aproveitados no longa. Acredito que quem nunca leu os livros se divertirá mais. Adaptações extremamente fieis são perigosas, funcionam muito bem em filmes como
O Senhor dos Anéis por exemplo, mas se tornam entediantes em filmes mais realistas, sem a fantasia para dar suporte. Além disso, representar um personagem que já é carismático e inteligente como Greg é difícil, o ator Zachary Gordon não conseguiu dar conta, e seu Greg acaba se tornando meio antipático. Rowley, seu melhor amigo, o gordinho bobo que sofre bullying, rouba a cena.

Obviamente, a sequência já está sendo filmada.

Se ainda não leu os livros, veja o filme primeiro.

P.S.: Chloe Moretz (a Hit Girl de
Kick Ass) está em todas. Ela é filha de quem em Hollywood, hein?





Nenhum comentário:

Postar um comentário