segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mashups Vs Recuts




Renato Cordeiro


Há dois dias, escrevi o post sobre recuts de trailers. A leitora Carol Custódio perguntou qual a diferença entre este tipo de vídeo e os chamados mashups. Como eu não sabia, corri pela internet em busca de uma resposta e resolvi dedicar um post ao tema. Não encontrei uma autoridade que tratasse do assunto, o que me levou a arriscar, pelo menos, discorrer sobre como lido com essa suposta diferença.

Se considerarmos os termos como auto-explicativos, a classificação parece um tanto óbvia. Um recut seria aquele trabalho que foi remontado, passou por uma nova edição, um jeito diverso de associar imagens ao longo do tempo. Já um mashup seria a mistura, a junção de duas coisas que originam uma terceira, que se constitui como algo novo. Poderia não ser necessariamente um vídeo, mas também uma imagem, clipe de música ou qualquer outra coisa.



Um exemplo de vídeo mashup seria o cultuado O Destino de Miguel, que reedita cenas de Shakespeare Apaixonado e acrescenta uma dublagem para cada personagem envolvido na trama.


É claro que, a rigor, os vídeos apresentados naquele post sobre recuts poderiam ser considerados mashups, já que inserem locução e trilha sonora que não constavam no filme/trailer original. Mas quando penso no termo recut, o que me vem à mente, em especial, é o que se faz do vídeo e do áudio original. Tomo como exemplo o recut de
O Iluminado, que apenas acrescentou uma locução e uma trilha sonora diferentes. De resto, as cenas e diálogos dos atores eram os mesmos do longa de Stanley Kubrick, combinadas de forma que dava a impressão de se tratar de uma comédia romântica.

Longe de acreditar que resolvi a questão conceitual, fiz uma nova seleção de vídeos, dessa vez tratando de trabalhos que, na minha avaliação, podem ser enquadrados como mashups. Fique à vontade para problematizar a questão. Outros trabalhos poderão ser indicados mais para frente, aqui no blog.



1 - O Destino de Miguel. Entrevistei o ator e cantor Zéu Brito semanas atrás e o sujeito explicou como surgiu a idéia desse vídeo, que partiu do André Moraes, compositor de trilha sonoras para cinema. Era pra ser só uma brincadeira entre eles e Wagner Moura, mas no mesmo dia em que os três estavam se divertindo com o filme Shakespeare Apaixonado apareceu no estúdio ninguém menos que o Sidney Magal, que tinha uma gravação marcada. Dai as proporções da paródia foram aumentando e o trabalho virou fenômeno na internet. Houve até uma continuação, O Retorno de Miguel, que não fez tanto sucesso. Mas Zéu diz que, ao que parece, Moraes tem uma nova loucura em mente. Vamos aguardar.





2 - Upception - Há uma grande quantidade de mashups feitos com base no áudio dos trailers originais do mais novo filme de Christopher Nolan, Inception (chamado no Brasil de A Origem). O melhor vídeo é este que põe o áudio ao fundo de cenas da animação UP, da Pixar. A fábula combina direitinho com o perfil onírico das cenas sugeridas pela música e a voz de Leonardo DiCaprio.





3 - Titanic 2 -
Falando no Dicaprio, quem gostaria de reencontrar o personagem dele em uma sequência de Titanic pode curtir este trailer falso de uma suposta sequencia para o longa de James Cameron. O vídeo mistura cenas de filmes como Con Air, Romeu + Julieta, O Demolidor e Um Sonho de Liberdade.





4 - Reservoir Turtles. Engraçadinho. A abertura já diz a que veio, apresentando as adoráveis tartarugas como membros de uma equipe de conflituosos assaltantes.





5 - A Hard Day's Night of the Living Dead. Uma gozação com o musical dos Beatles que marcou época mostrando cenas dos rapazes de Liverpool fugindo de fãs alucinadas. No mashup, eles passam a correr de zumbis de diferentes filmes, a exemplo de Madrugada dos Mortos, de 2004.





6 - The Fugitive's Day Off.
O maior herói dos anos 80 tem na sua cola o perseguidor mais casca-grossa já visto no cinema. Videozinho mais simples, mas simpático.






Nenhum comentário:

Postar um comentário