domingo, 26 de setembro de 2010

Recuts - Trailers Falsos


Renato Cordeiro

Tempos atrás, assisti um trailer falso que mostrava uma versão bem diferente para O Iluminado, filme de terror dirigido por Stanley Kubrick. Uma rápida passada pelo youtube mostrou que a onda pegou. Um Sonho de Liberdade, O Senhor dos Anéis, O Exterminador do Futuro e A Fantástica Fábrica de Chocolate são apenas alguns exemplos de longas que ganharam novos formadores de expectativas, nem sempre com resultados tão interessantes.

A maioria dos falsos trailers "transforma" os trabalhos originais em longas de horror, tarefa mais fácil quando se considera o formato padrão para o gênero, com cortes rápidos, muitas imagens saindo em fade e a manjadíssima adição de corais soturnos nos segundos finais. Por sinal, mais do que apenas tirar sarro dos filmes, os recuts apontam como está desgastada a fórmula de fazer trailers. Abaixo, uma pequena seleção das melhores remontagens.


1 - Shining - Originalmente, um terror psicológico baseado na obra de Stephen King. É a montagem mais famosa entre as brincadeiras do tipo, e de certa forma, a mais competente. O filme original é totalmente desconstruído apenas com uma locução e trilha sonora típicas das comédias românticas padrão, sem adição de quaisquer outros recursos.





2 - Amelie - The plague 2 - Seria a melhor remontagem, não fosse a locução que exagera na caricatura, chamando mais atenção do que deveria. Aqui, a doce Amélie Poulain se torna uma versão de saias do anticristo Damien, de A Profecia, com o mesmo dom de criar tragédias. Muito bem bolado, resultado fantástico.





3 - Scary Mary - Originalmente, a clássica aventura infantil Mary Poppins. Aqui a coisa já fica um pouquinho forçada, com efeitos que não existiam no original, mas o resultado é bom - e convenceria qualquer mãe a desistir de levar essa senhora para casa.





4 - Sleepless In Seattle - A comédia romântica dá lugar a um suspense à moda de Atração Fatal, com direito a uma Meg Ryan psicótica. Bem produzido, e o título original favorece a intenção.





5 - Top Gun - Originalmente, uma aventura de guerra, o filme se torna um drama romântico. Mas a Kelly MacGuilis ficou de fora nessa história...






2 comentários:

  1. qual a diferença de um recut para um mashup?

    muito obrigada,

    c.

    ResponderExcluir
  2. Carol, muito obrigado pela visita.
    Não sou uma autoridade no assunto, mas pelo que pude pesquisar o conceito de mashup é um tanto vago, já que "mistura" pode a bem da verdade ser qualquer coisa. Sua pergunta me fez pensar no assunto e encontrar algumas coisas que achei bem interessantes. Te convido a dar um pulinho aqui no blog amanhã.

    ResponderExcluir