sexta-feira, 12 de agosto de 2011

15 filmes para ver depois de Harry Potter


Ema e Renato Cordeiro

Saindo da sessão de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, alguns fãs soltaram comentários como "que pena", "é o fim de uma era" e "o que será de nós agora?". Pensando em aliviar o desamparo dos que já estão com saudade deste universo e até daqueles que deram vida às aventuras do bruxo criado por J. K. Rowling, o BF traz a seguir uma lista de filmes que podem aplacar o vazio no peito, de diferentes formas.




David Copperfield, 1999
O intérprete de Harry Potter, Daniel Radcliffe, tinha 10 anos quando estrelou o telefilme baseado na obra de Charles Dickens, sobre um órfão que tem de se virar sozinho após ser expulso de casa pelo padrasto. O elenco tem ainda Maggie Smith, com quem Radcliffe voltaria a dividir os sets de filmagem nas adaptações dos livros de J. K. Rowling. Curiosamente, David Coperfield foi também o nome artístico adotado por um famoso mágico profissional, que não se daria bem em uma partida de quadribol, mas fez desaparecer a Estátua da Liberdade.


O Jardim Secreto, 1993
A veterana Maggie Smith, que fez a professora bruxa Minerva McGonagall, intepreta aqui a rigorosa governanta de uma propriedade cujo jardim, de acesso restrito, se torna palco de experiências fantásticas para um grupo de crianças que resolve restaurá-lo. Não vai marcar a vida de ninguém, mas diverte.




Willow - Na Terra da Magia, 1988
O ator Warwick Davies já era um velho conhecido da comunidade das artes místicas. 13 anos antes de aparecer em Hogwarts como o professor Filius Fitwick, ele viveu um anão aprendiz de feiticeiro empenhado em proteger um bebê ameaçado por uma rainha má. Filme dirigido por Ron Howard, com Val Kilmer.

Um Romance do Outro Mundo, 1990
O carrancudo e carismático Severus Snape permitiu que o ator Alan Rickman deixasse de ser conhecido apenas como o terrorista que voou ao contrário ao encarar Bruce Willis em Duro de Matar. Para quem sente falta do sujeito, um alento pode ser este belo e triste romance sobrenatural de Anthony Minghella. Mais detalhes aqui.

A Princesinha, 1995
O mexicano responsável por E Sua Mãe Também e Filhos da Esperança foi convidado a assumir o terceiro filme da série Harry Potter pelo produtor-executivo Chris Columbus, depois que o diretor dos dois primeiros capítulos assistiu a fábula infantil A Princesinha. Cuarón até pegou leve ao empregar a marca pessoal em O Prisioneiro de Azkaban, incluindo seus costumeiros planos sequência.




A História Sem Fim, 1984
Outro livro infantil que ganhou as telas do cinema. O romance Die Unendliche Geschichte, do alemão Michael Ende, foi adaptado pelo cineasta compatriota Wolfgang Petersen. A trama acompanha o menino Bastian, que lê um livro sobre um mundo mágico onde um jovem e bravo guerreiro tenta salvar uma imperatriz da ameaça conhecida como O Nada.


O Senhor dos Anéis
, 2001
Quando o saudoso ator Richard Harris morreu, convidaram Ian McKellen para assumir o papel do diretor de Hogwarts, Dumbledore. O intérprete do mago Gandalf recusou a oferta porque teria se preocupado com o andamento da carreira depois da associação com mais um personagem místico. O posto acabou com Michael Gambon, que certamente ficou agradecido.





Stardust - O Mistério da Estrela, 2007
O clima de fantasia medieval, encanto e bom humor dos primeiros dois filmes da série Harry Potter aparecem aqui de forma ainda mais eficiente. É uma simpaticíssima adaptação dos quadrinhos de Neil Gaiman, sobre a jornada de um rapaz para encontrar uma estrela cadente em forma de uma radiante Claire Danes. O elenco inclui Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e uma ponta de Peter O'Toole.

O Feitiço de Áquila, 1985
Fantasia medieval que apresenta um casal empenhado em quebrar uma maldição. À noite, o cavaleiro Etienne Navarre, vivido por Rutger Hauer, se transforma em um lobo, enquanto, pela manhã, a jovem Isabeau D'Anjou, a bela Michelle Pfeiffer, dá lugar a um falcão. Para desfazer o feitiço do Bispo de Áquila, terão a ajuda do ladrão Phillipe Gaston, interpretado por Matthew "Ferris Bueller" Broderick.

O Mágico de Oz, 1939
Judy Garland não está mais em Kansas, mas na história do cinema, imortalizada no papel de Dorothy, em uma adaptação ainda definitiva da obra de Lewis Carroll. Assim como o jovem Harry Potter, a personagem vai parar em um mundo fantástico, onde vai viver aventuras e conhecer criaturas maravilhosas. O desafio será encontrar um mágico que pode levá-la de volta pra casa.




A Espada Era a Lei, 1963
A lenda do Rei Arthur ganhou uma versão animada bem divertida, apresentando a formação do futuro líder de Camelot. Destaque para a caracterização meio atrapalhada do Mago Merlin, que faz gato e sapato dos aprendizes. Na verdade, faz gato, cachorro.. a lista é vasta.

Fantasia, 1940
Animação clássica dos estúdios Disney, acompanha as desventuras de Mickey Mouse como um aprendiz de feiticeiro, embalado pela música de compositores como Bach, Schubert e Tchaikovsky. Dificilmente algo assim seria lançado nos dias de hoje.

Labirinto - A Magia do Tempo, 1986
Passatempo curioso, reúne o criador dos Muppets, Jim Henson, o produtor que pariu Star Wars, George Lucas, a futura vencedora do Oscar Jennifer Connelly e o cantor David Bowie, que escreveu algumas canções do longa. A trama apresenta uma adolescente que se aventura em um mundo mágico para onde um grupo de duendes levou o irmão caçula.




A Princesa Prometida
, 1987
Diversão que é um mix de vários elementos da literatura fantástica e de capa e espada, com b
ruxos, gigantes, um pouco de Sinbad, um tanto de Robin Hood, em uma embalagem que reúne ação e comédia. A história do camponês que busca salvar uma princesa raptada tem música de Mark Knopfler, direção de Rob Reiner e ótima avaliação no portal imdb.

A Viagem de Chihiro, 2001
No mesmo ano em que estreou o primeiro filme de Harry Potter, Hayao Miyazaki finalizava um dos trabalhos mais consagrados da carreira, vencedor do Oscar de melhor animação. A aventura apresenta a desoladora situação de uma criança que, às voltas com um mundo bizarro onde foi parar, tem de reverter um encanto que transformou os pais em porcos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário