sábado, 20 de agosto de 2011

Não Vi e Não Gostei

Renato Cordeiro

Tem filmes que cheiram a coisa podre. Não é de hoje que os títulos de qualidade duvidosa chegam às salas de exibição, mas certamente é mais fácil, atualmente, prever se esse ou aquele trabalho valerá o suado dinheirinho que deixamos na bilheteria ou o tempo que investimos no dito cujo. O mesmo marketing que usa elementos tão diversos para conquistar o público pode acabar denunciando a bomba que vem pela frente, o que vale para trailers, cartazes, entrevistas e até a própria formação da equipe envolvida no longametragem.


É claro que nem sempre o que está em jogo é a qualidade da obra. Às vezes o que motiva a experiência é um aspecto mais específico. Anos atrás, As Duas Faces do Crime, considerado um policial burocrático, arrastou ao cinema quem queria mais interações entre os atores Al Pacino e Robert De Niro, que brilharam nos poucos momentos em que contracenaram em Fogo Contra Fogo. O tão falado A Serbian Film vai ter muitos espectadores apenas por causa da polêmica em torno das cenas brutais, ainda que seja considerado péssimo. Já Lanterna Verde, que chegou às salas nesta sexta-feira, vai angariar algum público por causa dos fãs de histórias em quadrinhos, mesmo já tendo resultado em comentários não muito animadores dos próprios produtores.

Não há nada de mal em ver um filme do qual já se espera o pior, mas dá raiva a eventual sensação de ter sido frustrado quando as expectativas eram mais elevadas. Pensando nisso, o BF resolveu compartilhar preconceitos quanto a alguns filmes que NÃO VIMOS, mas que acreditamos que sejam, por assim dizer, desnecessários. É claro, ficaremos felizes se alguns deles se revelarem as chamadas "gratas surpresas".




Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Por que não deve funcionar: O filme foi feito à imagem e semelhança do fraco Constantine, que leva o nome do mago vivido por Keanu Reeves. Assim como o ocultista, Dylan Dog também é um personagem inglês dedicado a casos sobrenaturais que fez fama nos quadrinhos, e também foi descaracterizado na adaptação para os cinemas. No caso da produção estralada por Brandon Routh, o mesmo de Superman Returns, a ação não se passa em Londres, mas no sul dos Estados Unidos, e o habitual parceiro do herói, ninguém menos do que o saudoso ator Groucho Marx, deu lugar a um alívio cômico mais genérico.
Por que vai atrair algum público: Existe uma evidente carência de filmes de terror bem produzidos, o que faz o espectador aceitar longas de ação que rendam alguns sustos, sangue e nojeiras. Quem gosta dos quadrinhos e vai para a sessão desavisado pode se decepcionar ainda mais.

Lanterna Verde
Por que não deve funcionar: Inicialmente, a expectativa era até boa. Martin Campbell não é exatamente um cineasta espetacular, mas fez trabalhos competentes como 007 Contra Goldeneye, Cassino Royale e A Máscara do Zorro, este último, um bom exemplo de filme de aventura a explorar personagens em vez de efeitos especiais. Mas uma entrevista que ele deu ao site Omelete deixou claro que, além de não ter qualquer intimidade com a mitologia dos quadrinhos, trabalhou motivado só pela grana, o que não é bom sinal. E a trama, com vilões demais (Sinestro, Hammond e Parallax), faz lembrar as coisas que deram errado em Homem-Aranha 3 e Batman e Robin. Para piorar não estamos falando do roteiro de uma continuação, mas de uma típica história de origem, que tem de apresentar ainda a criação do protagonista. Parece assunto demais para filme de menos.
Por que vai atrair algum público: O Lanterna Verde é um mantenedor da ordem no universo, o que pode atrair quem enxerga similaridades com os jedis de Star Wars. Isso sem falar nos fãs de quadrinhos, que vão querer conferir se o personagem foi bem adaptado.




Os Smurfs
Por que não deve funcionar: O trailer pode ser um excelente criador de expectativa. Não raro, a pequena montagem de cenas do longametragem é melhor que o próprio filme. Mas no caso de Os Smurfs, o espectador pode ter pesadelos por causa das péssimas gags que apostam na suposta fofura das criaturinhas azuis para fazer humor pastelão e com motivos escatológicos. A suspeita é grande de que Smurfs seja o novo Garfield.
Por que vai atrair algum público: Quem viu os desenhos animados vai querer matar a saudade dos personagens. Se tiver filhos, vira uma sessão família.

Cilada.com
Por que não deve funcionar: Parece mais uma dessas comédias sem uma história bem definida que pouco a pouco se revela uma colagem de esquetes de resultado irregular. O ator principal parece bom, mas dificilmente salvaria um projeto assim.
Por que vai atrair algum público: Por que tem atores globais e é um filme nacional, o que vai ser usado como argumento para algumas pessoas arrastarem outras para "prestigiar" o cinema tupiniquim. Além disso, o brasileiro parece ter uma propensão muito grande a gostar de comédias ruins, desde que tenham elementos escrachados e sexuais. Essa, ao que parece, tem.





Footloose
Por que não deve funcionar: O Footloose original era bobinho, ainda que simpático para a geração Sessão da Tarde. O remake, por si só, não seria algo necessariamente preocupante, mas o fato de acontecer em meio aos High School Musicals que pipocam por aí pode significar que é o espectador quem vai dançar. De todos os aqui listados, esse é o projeto que pode ser a melhor surpresa. Conta a favor o diretor ser Craig Brewer, que assinou o bem-cotado Ritmo de Um Sonho. O personagem principal de Footloose é vivido por Kenny Wormald, que é dançarino profissional. Se é bom ator, saberemos em outubro.
Por que vai atrair algum público: Se Malhação faz sucesso, por que não isso aqui? O sucesso vai ser com o público feminino. Elenco cheio de belos rostos, algum romance, umas dancinhas e the end.

O Zelador Animal
Por que não deve funcionar: Filme estrelado pelo mesmo Kevin James do pavoroso Segurança de Shopping. O diretor é Frank Coraci, que tem currículo irregular, oscilando títulos razoáveis como Afinado no Amor e Click com outros detonados pela crítica, como A Volta ao Mundo em 80 Dias.
Por que vai atrair algum público: Se Segurança de Shopping chegou a figurar entre a lista de mais locados em algumas locadoras, não seria surpresa que esse filme conseguisse algo parecido. E o hábito de julgar livro pela capa vale também para o cinema. O pôster lembra bastante o sucesso Uma Noite No Museu, com Ben Stiller, um trabalho divertido, mas esquecível. Deve servir para enganar alguns espectadores incautos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário